_Eletrônicos

Prepare seu home theater como um profissional

Montar um home theater matador envolve mais do que simplesmente gastar uma pilha de dinheiro na loja de eletrônicos mais próxima. Isso requer planejamento, finesse, e manipulação acústica com precisão científica. Os engenheiros da THX foram pioneiros em um monte de métodos e tecnologias que são usadas nos melhores sistema de hoje. Então nós viajamos até […]

Montar um home theater matador envolve mais do que simplesmente gastar uma pilha de dinheiro na loja de eletrônicos mais próxima. Isso requer planejamento, finesse, e manipulação acústica com precisão científica. Os engenheiros da THX foram pioneiros em um monte de métodos e tecnologias que são usadas nos melhores sistema de hoje. Então nós viajamos até o escritório deles em San Rafael, Califórnia, para ter uma aula com os mestres. Eis aqui o que aprendemos.

Ah, mas primeiro, para os engenheiros de som e diretores técnicos que perderam tempo para me ajudar a sacrificar um pouco da minha audição por uma boa causa: um grande e sonoro muito obrigado.

Uma maneira de criar a melhor experiência de home theater é, sem muita surpresa, encher a sala com produtos certificados pela THX. Se você pode pagar por isso, ótimo. Mas você ainda precisa empregar um conjunto de estratégias de design para garantir que o equipamento desempenhe o máximo de sua capacidade. Os seguintes conselhos se aplicam seja o seu orçamento para equipamento sonoro seja de algumas centenas a até alguns milhares de reais.

 

O assento:

No que você senta é tão importante quanto o espaço onde você irá sentar. Eis aqui algumas coisas para ter em mente quando for escolher a mobília para o seu home theater.

– Não deixe as cadeiras obstruírem o som. Assentos com encostos altos podem bloquear o áudio vindo do seu sistema de som surround, comprometendo a experiência. Coloque a mobília longe dos alto-falantes.

– Apoie a sua coluna. Isto é para minimizar as distrações. Se as suas costas estão duras e o seu cóccix está dormente, você não irá sentir aquele baixo estremecer o seu corpo.

– Saia da parede. Posicionar assentos próximos às paredes interrompe o caminho que o som percorre na maioria das salas.

 

A sala:

Antes de começar a enfiar assentos e sistemas de som em um espaço, pare e observe a sala. A câmara acústica contribui em cerca de metade da qualidade em potencial do som e da apresentação. Planeje a disposição cuidadosamente.

– Mantenha a sala em silêncio. Remova as fontes de ruídos de fundo que podem te distrair. Feche a porta!

– Controle a luz. Reposicione luzes ou reflexos que podem te distrair. Colocar a TV oposta a uma janela que está de frente para o sol irá causar um reflexo. Use luzes que podem ser diminuídas para visualizar melhor a TV. Feche as persianas. A sala não precisa estar completamente escura, apenas um pouco escurecida.

– Elimine as distrações visuais. Evite superfícies refletivas próximas à tela. Isto é especialmente importante com uma TV 3D. Mas 3D ou não, distrações visuais no campo de visão periférico tiram você do que era para ser uma experiência imersiva.

– Fique centralizado. Assegure-se que a sala permite que o canal central seja posicionado no coração do sistema. Ele é a fonte da maioria dos diálogos do filme.

– Não exagere no amortecimento. Você não precisa correr e comprar tratamento acústico. A maioria das salas com estantes de livros, fotos, mobília e cortinas absorve e reflete o som de uma maneira que fica bom para a maioria das pessoas. Não planeje uma sala completamente vazia, porque ela pode agir como uma câmara de ecos.

 

A imagem:

Compre a TV certa para a sua sala. A tela tem que ser grande o suficiente para ser envolvente, e pequena o suficiente para ser clara e nítida.

– Verifique o tamanho. Que tamanho você deveria escolher? Você quer um ângulo de visão horizontal de 40 graus de seu assento. Existe uma fórmula que ajuda a conseguir isso. Meça a distancia da tela para o assento principal, em polegadas (2,54 cm). Multiplique isso por 0,84 e você terá o tamanho diagonal da tela (distância x 0,84 = tamanho da tela). Esta é a recomendação de tamanho máximo da tela.

Se o seu assento está a 72 polegadas da tela (1,8 metro), a fórmula seria assim: 72 x 0,84 = 60,4. Então o tamanho máximo recomendado é de 60 polegadas. Claro, você pode escolher algo maior. É realmente uma questão de gosto pessoal. Apenas assegure-se que você não tem que mover sua cabeça para frente ou para trás para acompanhar a ação na tela.

– Procure uma boa oferta. A tecnologia muda rapidamente, então é difícil dizer qual será o melhor tipo de HDTV para comprar. A THX recomenda que você compre telas certificadas pela THX. Se você puder comprar a melhor, compre. Ou consiga a melhor TV que caiba no seu orçamento no momento da compra. No Brasil, há apenas uma plasma da LG e outra da Panasonic certificadas com THX.

 

O som:

Aquele crescendo no começo de um filme certificado pela THX em um cinema, conhecido como Deep Note, enfatiza a importância dos alto-falantes do sistema. A THX me contou que eles não certificam alto-falantes embutidos em uma TV. Se você passou um tempo escutando aos sons metálicos que são emitidos pela maioria dos alto-falantes de TV, você já sabe o motivo.

– Busque um som uniforme. Você quer um padrão de cobertura de som, conhecido como desempenho “off-axis”, que envolve igualmente todos na sala.

– Teste o posicionamento. O canal central é o maior desafio para um sistema de som e o alto-falante mais importante na sala. Alto-falantes de baixa qualidade são propensos a lobbing, uma degradação sonora causada quando alto-falantes do mesmo tamanho e formato são colocados muito próximos. Esta degradação significa que cada assento irá receber um som diferente. Mas existe um teste para se assegurar que a disposição dos alto-falantes oferece o mesmo som para cada ouvinte: Ruído rosa.

Ruído rosa é um sinal de teste. É um barulho que tem a mesma energia em todas as oitavas. Você pode fazer download dos apps para iOS e Android que testam o Ruído rosa pelo sistema. Ligue o ruído e ande pela sala que você está instalando o equipamento. Você irá ouvir o som mudando conforme você se move. Você deve se assegurar que o som que está sendo transmitido para todos os seus assentos seja o mesmo. Ajuste a configuração da sala até que você esteja mirando com precisão todos os alto-falantes para o seu público.

– Encontre o centro. O canal central fica bem abaixo da tela. Fica melhor acima da tela. E é melhor ainda quando está atrás ou dentro da tela – isso funciona se você estiver usando um sistema de projeção com uma tela que permite que o som passe sem abafá-lo.

– Posicione o surround. Os alto-falantes com som surround devem ficar nos lados, acima, e talvez um pouco atrás da plateia. Não direcione os alto-falantes direto para a orelha dos ouvintes. Os alto-falantes de som surround devem ter uma propagação para esquerda e direita de 45 a 60 graus. Se possível, pegue alto-falantes de alta dispersão, que espalham o som conforme ele sai dos alto-falantes.

– Combine as bocas. Os alto-falantes da frente na esquerda e direita devem ficar a 5/8 da altura da TV. Isto alinha os alto-falantes com as cabeças dos atores na tela, criando a sensação que o som está saindo de suas bocas.

– Melhore o baixo. O objetivo com o subwoofer é fazer com que ele toque todos os sons em frequências de 80Hz ou inferior. (Dê uma olhada nas instruções do seu hardware em particular para procedimentos de instalação). Mantenha o subwoofer longe das paredes. A qualidade do baixo irá aumentar e os seus vizinhos irão agradecer.

 

Os eletrônicos:

Para conectar a TV e os alto-falantes, você deve procurar uma configuração que tenha alta qualidade e baixa complexidade.

– Combine o receiver com a sala. É importante que o seu receiver seja apropriado para o ambiente. Um receiver super potente em uma sala minúscula é um desperdício de dinheiro. A THX tem três categorias de sala para receivers certificados. THX ultra é para um home theater com assentos que ficam a mais de 3,6 metros da tela. THX select2 é para um home theater com assentos que ficam entre 3 e 3,6 metros de distância da tela. O THX I/S Plus é para home theaters cujos assentos ficam entre 1,8 e 2,4 metros de distância da tela.

– Deixe tudo simples. Se você tem cinco controles remoto na mesa, está fazendo isso errado. O objetivo é operar o sistema usando um único controle remoto para que a pessoa que menos entende de tecnologia da casa possa entender. Boa parte dos receivers hoje tem apps para smartphone que simplificam o controle.

– Arranje o equipamento certo. Primeiro, pense no básico. O receiver que você está considerando tem entradas suficientes para todos os seus periféricos? Não há porque ter vergonha de comprar equipamento em um vendedor que irá ajudar você a instalar e mostrar como usar. Se o manual do equipamento for maior do que o último livro que você leu, consiga ajuda.

 

A calibragem:

A maioria dos aparelhos sai da fábrica pronto para mostrar inúmeros conteúdos. Mas eles podem ser ajustados para fazer com que esportes pareçam com novelas. Eis aqui duas dicas para conseguir a melhor qualidade de imagem possível.

– Otimize. Use um otimizador da THX para ajudar o seu sistema a ter o melhor desempenho. Um otimizador da THX está disponível no Blu-Ray de Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final e você pode aproveitar a próxima promoção de 2 Blu-Rays por R$29,90 ou pedir pra alguém comprar pra você por US$5,50 na Amazon.

– Processe através da TV. Não confie no processador da imagem que possa existir no seu receiver ou outro equipamento complementar. O processador interno da TV é o melhor, então verifique as configurações para se assegurar que ele está sendo usado.

Provavelmente é óbvio que os produtos com certificação THX vêm por um preço premium. Dito isto, o processo de certificação de produtos pela THX é legítimo e rigoroso. Os engenheiros verificam o produto por uma variedade incrível de testes para fazer com que as fabricantes se esforcem para conseguir a certificação. Se você quiser saber mais sobre isso – ou quiser se tornar um guru do áudio – faça um seminário de treinamento profissional em um dos laboratórios da THX.

Um muito obrigado ao pessoal da THX pela ajuda neste post:
John Dahl, Diretor de Educação
Eric Gemmer, Engenheiro Sênior de Vídeo
Jon Cielo, Engenheiro Sênior de Sistemas
Chris Armbrust, Diretor Técnico de Programa

Imagem por archidea/Shutterstock

 

Sair da versão mobile