Presos no espaço, astronautas da NASA ganham nova missão: jardinagem
É preciso várias habilidades para sobreviver no espaço. Mas a NASA vai além com seus astronautas – principalmente quando estão presos na missão –, adotando um sistema multitasking que, agora, envolve jardinagem.
Vale ressaltar que, recentemente, astronautas da NASA fabricaram cimento no espaço para viabilizar a construção de uma base lunar. Aprender tais habilidades é algo positivo não somente para astronautas.
Uma skill essencial é o entendimento sobre botânica – como vimos em “Perdido em Marte” –, mas a NASA está ocupando os astronautas da Boeing com um hobby: jardinagem no espaço.
Suni Williams e Butch Wilmore, que pousaram na ISS em junho para uma estadia de uma semana, já participaram de várias atividades da NASA além do objetivo de sua missão.
Os astronautas chegaram a bordo da nave Starliner, da Boeing, que apresentou falhas técnicas e está encalhada na ISS.
Após fabricação de cimento, jardinagem entra no currículo
Presos na ISS (a NASA não gosta de usar os termos “presos”) e sem previsão de retorno, os astronautas recorrem ao passatempo da jardinagem, mas regam plantas no espaço.
Como parte do experimento de “Gerenciamento de Irrigação de Plantas”, Williams e Wilmore testam suas habilidades de jardinagem para investigar como a gravidade zero afeta a nutrição de plantas.
A meta do experimento da NASA é encontrar novas formas de controlar o fornecimento e absorção de fluidos em sistemas vegetais.
A estadia prolongada dos astronautas, que a NASA não considera “presos” ou “encalhados”, serviu para outras atividades no espaço além da jardinagem.
Os astronautas da Starliner também ajudaram a testar novos equipamentos para produção de fibra ótica no espaço.
No entanto, o prolongamento da estadia no espaço não significa experiências exclusivamente positivas. Outras atividades incluem a limpeza de banheiros e o racionamento de roupas, já que os astronautas se prepararam para uma estadia de oito dias.
Mas, além da jardinagem, os astronautas presos no espaço podem acessar email, fazer ligações e chamadas de vídeos “quando tiverem tempo livre”, segundo a NASA.
NASA não considera os astronautas como “presos” no espaço
A NASA ainda busca uma forma segura de trazer de volta à Terra os astronautas presos que ficaram por mais tempo no espaço. A principal opção é transportá-los em uma nave da SpaceX, em fevereiro. Desse modo, os astronautas ficariam presos no espaço por oito meses.
Tanto a NASA quanto a Boeing são relutantes em usar as palavras “astronautas presos” ou “nave encalhada”, afirmando que isso adicionaria mais uma mancha na história complicada da Starliner.
“Acredito que repórteres estão usando expressões imprecisas para ganhar audiência, mas já nos acostumamos com essa prática. Aliás, não acho que valha a pena ficar na defensiva, mas eles [os astronautas] não estão presos”, afirmou Lori Garver, ex-diretora da NASA, ao New York Times.
Vamos tentar entender a lógica da NASA (ou a lógica das Relações Públicas).
Você planejou uma viagem de oito dias, mas, antes de decolar, acaba ficando oito meses no aeroporto de maneira forçada. Isso significa que você está preso no aeroporto ou estendeu sua estadia? Ou melhor, foi a imprensa que te deixou preso no aeroporto ao noticiar sua situação?
Enfim, presos ou não, oito meses é tempo suficiente para os astronautas da NASA desenvolverem suas habilidades de jardinagem no espaço e adotar vários outros hobbys durante a “estadia prolongada”.