_Aplicativos

Press, o leitor de feeds definitivo para Android

Já não é mais tão difícil encontrar bons apps feitos especialmente para Android. Se duvida, dê uma passada neste Tumblr. O último post faz referência ao Press, um novo app para leitura de feeds RSS que é funcional e elegante, duas características que todo app deveria ter. O Press foi desenvolvido do zero pelo pessoal […]

Já não é mais tão difícil encontrar bons apps feitos especialmente para Android. Se duvida, dê uma passada neste Tumblr. O último post faz referência ao Press, um novo app para leitura de feeds RSS que é funcional e elegante, duas características que todo app deveria ter.

O Press foi desenvolvido do zero pelo pessoal da Twentyfive Squares e é diferente de todos os outros leitores de feeds disponíveis no Google Play. Do abandonado Google Reader ao exagerado Feedly, ele é o que traz o visual mais equilibrado — e como é bonito! Seguindo à risca as diretrizes de design do Android, o Press torna a experiência de se ler na tela do celular (ou tablet) uma delícia.

Usando o Google Reader como back-end, o Press faz login na Conta Google cadastrada no Android para puxar os feeds. Ele lista as entradas pelas etiquetas (tags) pré-cadastradas e tem três áreas principais: itens não lidos, itens lidos e favoritos. A barra do topo é dinâmica, mostrando poucos botões contextuais que variam dependendo de onde o usuário estiver. Os feeds são apresentados como espécies de flâmulas, e aqui surge um dos poucos problemas (que, sejamos sinceros, é mais culpa dos sites): se um não apresenta favicon grande, ele não preenche todo o quadradinho do feed.

Dentro dos feeds, o app usa um painel flutuante à direita para exibir os posts. Funciona bem, mas a ausência de botões ou gestos para passar para itens mais antigo ou novos sem precisar voltar à listagem de entradas é um problema. Também senti falta de poder acrescentar novos feeds pelo app. Enfim, são aspectos que não comprometem o uso, mas, esperamos, serão corrigidos em futuras atualizações.

O Press tem um forte apelo visual na parte que realmente importa: a tipografia. Além do esquema de cores de bom gosto, ele vem com seis fontes à escolha (a padrão é a ótima Source Sans Pro), permite aumentar ou diminuir o tamanho dela com um toque e abre links e as próprias entradas dentro do app, com opção de mandá-los para o navegador externo. Custa US$ 1,99, só funciona em dispositivos Android 4.0 e posteriores, e é mais que recomendado. [Google Play via The Verge]

Sair da versão mobile