A CES (Consumer Electronics Show) é uma das principais feiras de tecnologia no mundo, e ocorre sempre no início de janeiro em Las Vegas. A cada ano, os destaques da CES mudam um pouco: sim, ela traz muitos gadgets desnecessários, mas a feira ainda é um barômetro para o que esperar da tecnologia nos próximos meses.

Este ano, o foco parece estar concentrado na próxima geração de transporte e entretenimento. E, claro, no tipo de consumismo desenfreado que todos nós conhecemos e amamos. Eis o que esperar do evento.



>>> Giz Explica: O que é a CES?
>>> Grandes momentos estranhos de edições passadas da CES

Carros e mais carros inteligentes

A CES vem se tornando cada vez mais um evento de carros ao longo dos últimos anos, e em 2016 essa tendência continua. É um momento para empresas automobilísticas e de tecnologia mostrarem suas mais recentes colaborações: sistemas de entretenimento, sistemas de navegação, ou simplesmente um chipset embutido no carro inteligente.

Empresas como a Faraday Future ficaram tão ansiosas para mostrar suas novidades em Vegas que fizeram um teaser para aguçar nosso apetite.

Chevrolet, Audi e Volkswagen também estarão presentes, mostrando seus mais recentes produtos tecnológicos em quatro rodas, e a maior notícia pode ser finalmente descobrir mais detalhes sobre o carro autônomo que Ford e Google estariam fazendo juntas.

Realidade virtual

Desde que a Oculus lançou seu headset VR no Kickstarter em 2012, a CES tem sido um enorme palco para esta plataforma emergente de entretenimento. Este ano, a realidade virtual para consumidores promete chegar ao seu auge.

É provavelmente uma aposta segura que a Oculus vai demonstrar seu headset para consumidores na CES, como ela vem fazendo nos últimos anos. A Sony terá uma longa conferência à imprensa, então o PlayStation VR pode estar pronto também. E o HTC Vive também definitivamente vai fazer uma aparição.

A Samsung já prometeu um controle para o Gear VR, e acredito que uma série de acessórios para realidade virtual estarão no Centro de Convenções de Las Vegas.

TVs, é claro!

A CES mudou muito ao longo dos anos, mas uma coisa permaneceu constante: TVs. Em 2011, o foco era no 3D. Em 2014, o destaque mudou para o 4K e 8K. Em 2016? É difícil dizer qual será a Próxima Grande Novidade, mas a internet das coisas provavelmente estará envolvida.

A Samsung já anunciou que vai integrar recursos da SmartThings, empresa que ela adquiriu no ano passado, em seus novos televisores: a TV não será apenas um centro de entretenimento, como também o coração de toda a sua casa inteligente.

Também esperamos ver mais TVs OLED de outras empresas, talvez a preços acessíveis. A Panasonic definitivamente estará entre elas, e já mostrou uma TV OLED na feira IFA 2015, em Berlim, há alguns meses.

“Hoverboards”

O sucesso imprevisto do “hoverboard” – na verdade um skate elétrico que não flutua – motivou um dilúvio de cópias baratas, que explodiram em popularidade ao longo de 2015 e, em seguida, começaram literalmente a explodir e pegar fogo.

A situação pode melhorar à medida que empresas experientes entram nesse ramo. A Segway, por exemplo, anunciou um híbrido de “hoverboard” com assento há cerca de uma semana.

Estranhamente, a CES proibiu totalmente os hoverboards no evento, o que será um pouco estranho para qualquer empresa tentando vender um deles.

E muitas coisas estranhas

Há gadgets supérfluos, malucos, estranhos e curiosos que só uma feira como a CES pode reunir sob o mesmo teto.

No ano passado, tivemos coisas como o smartphone de US$ 6.000 da Lamborghini, e um Sony Walkman com áudio de alta resolução por US$ 1.200. Mas também conhecemos uma tecnologia futurista que transmite dados e energia ao mesmo tempo sem usar fios, e o impressionante Dell XPS 13. Este ano promete ser ótimo também.

O Gizmodo Brasil estará na CES ao longo da semana, e traremos as novidades da feira por aqui. Fique ligado!

Ilustração por Andrew Liszewski