Previsão do tempo para junho de 2025: o que esperar no Brasil?

O mês terá sol acima da média em grande parte do Brasil; veja previsão de chuvas no país e mais
Céu de junho: acompanhe o solstício de inverno e as fases da lua
Imagem: Jordan Wozniak/ Unsplash/ Reprodução

Como será o tempo em junho? Após uma onda de frio nesta semana, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê um mês com tendência de temperaturas acima da média em grande parte do Brasil. Principalmente no centro-sul do país. Já em áreas do Norte e do Nordeste, as médias devem ficar próximas à climatologia, entre 25°C e 28°C.

banner

No entanto, áreas do centro-sul de Minas Gerais, leste de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, podem esperar valores abaixo dos 20ºC. Enquanto isso, locais de maior altitude no Sul e Sudeste, podem ter quedas nas temperaturas até abaixo dos 15°C devido a massas de ar frio.

Tempo: vai chover muito em junho de 2025?

A previsão também inclui chuvas acima do normal no norte e leste da região Nordeste, bem como no norte da região Norte e no Rio Grande do Sul. Já no Centro-Oeste, Sudeste e interior do Nordeste, sul da Amazônia, Paraná e Santa Catarina, a precipitação deve ficar perto ou abaixo da média climatológica.

No Nordeste, espera-se chuvas acima da média no norte do Maranhão, Piauí e Ceará, assim como na faixa desde a Paraíba até Sergipe, podendo ultrapassar 80 mm. No interior da região, a esperada redução das chuvas indica volumes próximos e abaixo de 60 mm. Principalmente no oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, que terá mais dias secos.

A maior parte do Centro-Oeste e Sudeste indica chuvas próximas à média histórica, com volumes inferiores a 100 mm – e outros locais sem chuva. Nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, a precipitação variam entre 30 mm e 80 mm ou menos.

Na Região Sul, as chuvas serão próximas e abaixo da climatologia no Paraná e em Santa Catarina, inferiores a 180 mm em junho. Por fim, no Rio Grande do Sul, os acumulados de chuva estarão perto e acima da média histórica, podendo ultrapassar os 140 mm.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas