
Previsão do tempo para junho de 2025: o que esperar no Brasil?

Como será o tempo em junho? Após uma onda de frio nesta semana, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê um mês com tendência de temperaturas acima da média em grande parte do Brasil. Principalmente no centro-sul do país. Já em áreas do Norte e do Nordeste, as médias devem ficar próximas à climatologia, entre 25°C e 28°C.
No entanto, áreas do centro-sul de Minas Gerais, leste de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, podem esperar valores abaixo dos 20ºC. Enquanto isso, locais de maior altitude no Sul e Sudeste, podem ter quedas nas temperaturas até abaixo dos 15°C devido a massas de ar frio.
Tempo: vai chover muito em junho de 2025?
A previsão também inclui chuvas acima do normal no norte e leste da região Nordeste, bem como no norte da região Norte e no Rio Grande do Sul. Já no Centro-Oeste, Sudeste e interior do Nordeste, sul da Amazônia, Paraná e Santa Catarina, a precipitação deve ficar perto ou abaixo da média climatológica.
No Nordeste, espera-se chuvas acima da média no norte do Maranhão, Piauí e Ceará, assim como na faixa desde a Paraíba até Sergipe, podendo ultrapassar 80 mm. No interior da região, a esperada redução das chuvas indica volumes próximos e abaixo de 60 mm. Principalmente no oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, que terá mais dias secos.
A maior parte do Centro-Oeste e Sudeste indica chuvas próximas à média histórica, com volumes inferiores a 100 mm – e outros locais sem chuva. Nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, a precipitação variam entre 30 mm e 80 mm ou menos.
Na Região Sul, as chuvas serão próximas e abaixo da climatologia no Paraná e em Santa Catarina, inferiores a 180 mm em junho. Por fim, no Rio Grande do Sul, os acumulados de chuva estarão perto e acima da média histórica, podendo ultrapassar os 140 mm.