_Ciência

A fome mundial pode cair para o seu nível histórico mais baixo nos próximos 10 anos

Queda no preço global de grãos, junto com previsão de crescimento de renda de países pobres, pode significar uma diminuição histórica da fome mundial.

Em 2026, haverá muito menos fome no mundo, e isso é algo a se comemorar. O motivo para isso não é que produziremos mais comida, no entanto. E sim que ela está ficando mais barata.

O Departamento de Agricultura dos EUA analisou os números do custo de alimentos nos países com renda mais baixa e intermediária no mundo, que também são os responsáveis pela maior parte da fome mundial. Nesses países, cereais normalmente representam o grosso da dieta – e o preço dos grãos deve cair bastante nesses próximos dez anos. Ao mesmo tempo, muitos desses países estão prevendo pequenos aumentos na renda da população.

Juntando essas coisas, a simultânea queda nos preços e aumento na renda significa que o número de pessoas com fome globalmente vai cair 60% ao longo da próxima década. Assim, em 2026, apenas 6% da população mundial vai sofrer fome, em vez dos 17% atuais.

Por mais que a queda da fome no mundo seja algo excelente, ter um grande número de pessoas dependente de poucos alimentos para toda a dieta é um problema. Isso deixa todas essas pessoas incrivelmente vulneráveis a falhas na colheita. Ou, se os preços dos grãos subitamente começarem a subir, não apenas os ganhos serão perdidos, mas também pode haver um aumento na quantidade de pessoas com fome. Além disso, comer só alguns tipos de alimentos – quase só cereais – pode significar que essas pessoas não têm acesso a todas as vitaminas que precisam.

A queda na fome na próxima década é algo a se celebrar, mas para as coisas melhorarem de verdade vamos precisar ir muito além do que simplesmente observar o preço dos grãos caírem.

Sair da versão mobile