Prime Video: “Nível Secreto” não é só para gamers, diz criador ao Giz Brasil

Tim Miller e Dave Wilson deram entrevista exclusiva ao Giz Brasil na última edição da CCXP no começo de dezembro em São Paulo; confira mais do papo
Imagem: Prime Video/Reprodução

Nível Secreto”, a mais nova produção original do Prime Video, estreia nesta terça-feira (10). Criada por Tim Miller, que também está por trás de “Love, Death & Robots”, a obra é uma antologia em animação que, nesta primeira temporada, apresentará quinze histórias curtas sobre games.

Black Friday
Samsung Galaxy Book4 Intel® Core™ 7 150U, Windows 11 Home, 16GB, 512GB SSD, NVIDIA® Ge...
R$ 5.369

Durante a edição 2024 da CCXP em São Paulo, o Giz Brasil, a convite do Prime Video, conversou sobre os bastidores da nova série com Tim Miller e Dave Wilson, produtor e diretor supervisor.

Os games homenageados

Entre os games homenageados estão “Warhammer 40000”, “Pac-Man”, “Dungeons & Dragons”, “Mega-Man”, “Sifu” e “Concord”, por exemplo. Além disso, o elenco de dublagem conta com nomes de peso como Arnold Schwarzenegger, Keanu Reeves, Kevin Hart, entre outras grandes estrelas hollywoodianas.

A produção estreia em um momento em que as adaptações de games estão colecionando boas avaliaçãos de público e crítica especializada. O sucesso recente de “The Last of Us” e “Fallout”, que também está disponível no Prime Video, criou um ambiente mais favorável para este tipo de adaptação e também fomenta o investimento em mais obras inspiradas em videogames.

Quantos episódios terá “Nível Secreto”

“Nível Secreto” terá, ao todo, 15 episódios nesta primeira temporada que serão disponibilizados em duas partes. Os 8 primeiros episódios já estão disponíveis na plataforma de streaming, enquanto os 7 restantes serão disponibilizados a partir do próximo dia 17.

Questionado sobre o motivo de a produção ter optado por um lançamento em duas levas, Miller brincou afirmando que estavam apenas seguindo ordens do Prime Video, mas logo em seguida explicou os motivos que levaram a adoção desta estratégia de lançamento, que não é incomum no universo do streaming.

Alguns jogos são mais agressivos do que outros. Queríamos tentar não colocar ‘Warhammer’ perto de ‘Mega Man’, por exemplo. Nós queríamos garantir que tivesse tempo para uma espécie de limpeza de paletas entre as duas partes. Também há tantos desenvolvedores e pessoas envolvidas com a série que não queríamos deixar tudo uma bagunça. Queríamos dar um pouco de tempo para que as pessoas pudessem falar sobre os jogos quando os episódios saíssem

Miller também revelou que possui afinidade com o universo de games e que, embora agora não tenha muito tempo para jogar, costumava gastar seu tempo de lazer com videogames. Ele descreveu a experiência de gritar com pessoas enquanto joga e atirar na cara de inimigos com um “lança-foguetes”  como divertida e “catártica”.

Dave, por sua vez, afirmou que jogou videogames a vida inteira e agora se dedica aos games mais modernos, muito por influência de seu filho de 13 anos — que costuma vencê-lo com bastante frequência. Entre os jogos que mais joga atualmente estão “Diablo IV”, da Blizzard, e o FPS “Valorant”, da Riot, alguns dos jogos mais populares do momento.

Busca por outros públicos

Desde que os primeiros materiais promocionais de “Nível Secreto” foram divulgados, a produção gerou grande expectativa entre a comunidade gamer. Mas este não é o único público que os produtores querem atrair. Na verdade, o objetivo com o show é fazer com que todos os assinantes do serviços possam aproveitar e se conectar com as histórias.

“Você tem que amar jogos de vídeo para entender a série. Na verdade, nós a desenvolvemos para que caso tenha jogado o game em que o episódio é baseado, você vai aproveitar muito, mas se você não tiver jogado, ainda vai gostar. A série foi criada para trazer mais pessoas para o universo dos jogos eletrônicos”

Como jogos foram selecionados

Dave contou como foi o processo de seleção dos jogos que seriam homenageados no show. Segundo o produtor, a tarefa não foi nada simples. O objetivo era representar o máximo de gêneros possíveis e não apenas com games blockbusters, mas também clássicos que ajudaram a moldar a indústria dos games como ela é hoje.

Foi muito complicado, mas a maneira que encontramos para colocar o que nós queríamos era inserir algo que representasse todo o jogo e todo o gênero. Fantasia, ciência-ficção, indie, títulos de nostalgia, títulos AAA, então não queríamos apenas blockbusters, por isso ‘Sifu’ e ‘Spelunky’  estão em ‘Nível Secreto’”

“XDefiant”: Ubisoft anuncia que desligará servidores do game

“FIFA Rivals”: tudo sobre o novo game de futebol pós-EA

Ele ainda revelou que o desejo da equipe de fazer algo diferente do que já vinha sendo feito na indústria do entretenimento influenciou na escolha dos títulos. Além disso, as narrativas contadas precisavam ser minimamente coerentes com o legado dos jogos. Mas também teriam que ser traduzidos de maneira palatável para o grande público.

“Mesmo que existam milhares de videogames, a gente precisava entender como cada história iria funcionar. Fazer algo novo em Hollywood é muito difícil. Mas para resumir, o nosso maior objetivo com a escolha foi representar o ‘line-up’ mais diverso possível”

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas