_Câmeras

A primeira câmera point-and-shoot da Nikon digna de profissionais

Ah, eu venho esperando por esta câmera há um bom tempo: uma câmera point-and-shoot da Nikon digna de profissionais. Depois da mistura bizarra de funções na última câmera da Nikon - uh, ethernet jack? - a P7000 trata-se claramente de desempenho.

Ah, eu venho esperando por esta câmera há um bom tempo: uma câmera point-and-shoot da Nikon digna de profissionais. Depois da mistura bizarra de funções na última câmera da Nikon – uh, ethernet jack? – a P7000 trata-se claramente de desempenho.

A P7000 é também claramente, hum, inspirada pela série G de câmeras point-and-shoot da Canon contra a qual ela está concorrendo. Não apenas a câmera da Nikon está mais parecida com a Canon G11 do que com a Nikon P6000, ela usa o mesmo truque de baixar o número de megapixels para ter desempenho melhor em pouca luz: a P6000 tinha um sensor de 14,2 megapixels, enquanto a P7000 tem um sensor CCD de 10 megapixels. Ela também perdeu um monte de funções chamativas no processo, como geotagging embutido com GPS e aquela entrada para cabo Ethernet. Em vez disso, o ISO dela vai até 12.800. Isso é radical neste tipo de câmera, então a Nikon está confiante no desempenho deste sensor. Bom.

No papel, a Nikon P7000 é melhor que a Canon G11 e parece semelhante à Lumix LX5 da Panasonic. Ela filma em 720p a 24fps (e tem microfone estéreo, o que é fenomenal neste tipo de câmera). Ela dá preferência à flexibilidade da lente em vez de pura velocidade, com uma lente 28-200mm F2.8-5.6 com zoom ótico de 7,1x. O que eu estou muito ansioso para ver- e não esperava estar ansioso assim – é o visor ótico (ou mira) da câmera. Inexistente na LX5 e praticamente um buraquinho na G11, a Nikon promete um "visor ótico grande, com botão giratório para ajuste de dioptria". A câmera tem diversas funções que quem gosta de mexer em câmeras vai adorar, claro, mas não curti muito a disposição dessas funções à primeira vista. E, claro, ela tem controles manuais completos, "bracketing" (tirar fotos sequenciais com configurações diferentes) e grava as fotos em formato RAW (desta vez compatível com Mac também).

Ela vai custar US$500 quando for lançada no final deste mês.

Quem curte a Nikon tem muito pelo que ficar satisfeito: esta é uma câmera compacta que finalmente recompensa a fé na marca ao ser provavelmente a melhor point-and-shoot que a Nikon fez em um bom tempo. E quem gosta de câmeras em geral finalmente tem um motivo pra olhar pra melhor point-and-shoot da Nikon enquanto admiram o que a Canon e a Panasonic têm a oferecer. Leia o release completo aqui: [Nikon]

Sair da versão mobile