_Marte

Primeira missão árabe com destino a Marte é lançada com sucesso

Depois de adiamentos devido ao mau tempo, a sonda Hope, dos Emirados Árabes Unidos, finalmente foi lançada com destino a Marte. É a primeira missão árabe em direção ao Planeta Vermelho. O lançamento foi feito do Centro Espacial de Tanegashima, no Japão, às 6h58 da manhã de segunda-feira (20) na hora local (20h58 do domingo […]

Imagem: Captura de tela/YouTube

Depois de adiamentos devido ao mau tempo, a sonda Hope, dos Emirados Árabes Unidos, finalmente foi lançada com destino a Marte. É a primeira missão árabe em direção ao Planeta Vermelho.

O lançamento foi feito do Centro Espacial de Tanegashima, no Japão, às 6h58 da manhã de segunda-feira (20) na hora local (20h58 do domingo no horário de Brasília). A sonda Hope — que quer dizer esperança, ou Amal, em árabe — foi lançada por um foguete H-IIA, da Mitsubishi, e deve chegar em fevereiro de 2021 a Marte.

Você pode ver o vídeo do lançamento abaixo — caso o player não vá automaticamente para o momento certo, a contagem regressiva começa no minuto 1:09.

A Hope não pousará na superfície de Marte: ela é um satélite meteorológico que vai orbitar o Planeta Vermelho. Espera-se que ela comece a transmitir seus primeiros dados para a Terra em setembro de 2021, se tudo correr bem.

O satélite meteorológico será capaz de observar o clima do planeta inteiro ao longo de um ano marciano, que dura 687 dias terrestres. Assim, cientistas poderão ter um quadro muito mais abrangente das dinâmicas climáticas e atmosféricas do planeta, o que pode ajudar missões futuras, tanto as não-tripuladas quanto as tripuladas. Os próprios Emirados Árabes Unidos têm planos de estabelecer uma colônia em Marte até o ano de 2117, de acordo com o site Phys.org.

É a primeira vez que um país árabe realiza uma missão interplanetária. O feito marca as comemorações dos 50 anos da unificação dos Emirados Árabes Unidos.

Além das questões simbólicas e de orgulho nacional e para toda a comunidade árabe, o investimento de US$ 200 milhões na Emirates Mars Mission também faz parte de uma tentativa de apostar em inovação e em tecnologia como forma de diversificar a economia do país e depender menos da exploração de petróleo.

A indústria petrolífera sofreu recentemente com a queda nos preços da commodity por causa das incertezas causadas pela pandemia de COVID-19. Além disso, essa atividade é apontada como uma das principais causas das mudanças climáticas.

A sonda Amal ou Hope é uma das três missões rumo a Marte a serem lançadas em 2020, aproveitando a janela de lançamento, nome dado ao período em que o Planeta Vermelho está mais próximo da Terra. Além do satélite árabe, o rover Perseverance, da NASA, deve embarcar no fim de julho com destino a Marte, e a China deve enviar um rover e um orbitador na quinta-feira (23) desta semana.

[Engadget, Phys.org]

Sair da versão mobile