_Ciência

Primeira vacina contra Alzheimer foi aprovada fase 2 de testes

Apesar de necessitar de mais testes, o estudo apresentou um avanço contra a doença.

Imagem: Unsplash

Uma vacina experimental inédita, projetada para proteger contra a doença de Alzheimer, passou pelo estágio de segurança nos testes em humanos, relataram os cientistas em um novo estudo. Além disso, o candidato a medicamento AADvac1, produziu uma resposta contra certos marcadores da doença.

O ensaio clínico de fase 2 envolveu 193 pacientes com Alzheimer leve, dos quais 117 receberam o AADvac1 e o restante agiu como um grupo de controle, recebendo um placebo. No estudo duplo-cego, randomizado, conduzido ao longo de 24 meses, aqueles que receberam AADvac1 tomaram a vacina em 11 doses e mostraram altos níveis de respostas de anticorpos imunoglobulina G (IgG). Os pesquisadores esperam que isso pode tornar o imunizante eficaz contra agregações de proteína tau prejudiciais no cérebro, que são consideradas uma das principais características da doença. O medicamento também não apresentou reações adversas clinicamente significativas.

“Até onde sei, esta é a primeira vez que uma imunoterapia com alvo na tau mostrou evidências claras de impacto no processo neurodegenerativo e uma forte indicação de efeito clínico em pacientes com perfil confirmado de biomarcador da doença de Alzheimer”, disse Petr Novak, autor do estudo, ao MedPage Today.

Porém, ainda que esse seja um avanço significativo, a terapia experimental ainda não demonstrou sinais de que funciona para neutralizar o declínio cognitivo em todos os pacientes com Alzheimer. A próxima fase dos testes será a IIb, realizada pela empresa de biotecnologia Axon Neuroscience. Ela envolverá pacientes com biomarcadores tau e amiloide e está planejada para ocorrer entre o final deste ano e o início de 2022.

[Science Alert]

Sair da versão mobile