Nem é preciso dizer que o helicóptero Ingenuity encantou o mundo nas últimas semanas, mas ele ainda tem mais a oferecer. A Nasa divulgou as primeiras fotos aéreas coloridas da superfície de Marte tiradas pelo Ingenuity em seu segundo voo de teste bem-sucedido no início desta semana. Elas são impressionantes e mostram os rastros do rover Perseverance no Planeta Vermelho.

Nos últimos dias, a Nasa publicou três fotos aéreas tiradas pelo Ingenuity. Estas não são as primeiras imagens feitas pelo rover. Ele já havia enviado algumas de suas sombras tiradas com sua câmera de navegação voltada para baixo. E não vamos esquecer seu pai atento e orgulhoso, o rover Perseverance, que tira fotos magníficas do helicóptero em ação. No entanto, este último conjunto de imagens é especial porque são as primeiras fotos coloridas de Marte tiradas por um veículo aéreo enquanto ele está no ar.

Primeira imagem aérea colorida de Marte do Ingenuity

No momento desta imagem, o Ingenuity estava 5,2 metros acima da superfície e inclinado (movendo o campo de visão da câmera para cima) para que o helicóptero pudesse começar sua translação de 2 metros para o oeste. Foto: Nasa/JPL-Caltech

Esta é a primeira imagem colorida tirada pelo Ingenuity, que está equipado com uma câmera colorida de alta resolução que contém um sensor de 4208 x 3120 pixels, em seu voo de teste em 22 de abril. De acordo com a Nasa, o Ingenuity estava 5,2 metros acima da superfície. Ele também estava movendo seu campo de visão para cima enquanto se preparava para se deslocar lateralmente para seu voo de 51,9 segundos.

“A imagem, bem como a inserção mostrando um close de uma parte dos rastros [do] rover Perseverance e as características da superfície de Marte, demonstra a utilidade de explorar o terreno marciano de uma perspectiva aérea”, explicou a Nasa na descrição da foto.

Por falar em Perseverança, você pode ver os rastros do veículo espacial de seis rodas nas descolorações paralelas e sinuosas da superfície. Aparentemente, a Perseverance em si não está muito longe, mas no centro mais acima e, infelizmente, fora de quadro.

“Wright Brothers Field”, que é como a Nasa batizou a zona de lançamento oficial do Ingenuity, está nas proximidades da sombra do helicóptero na parte inferior central, disse a agência espacial, e seu ponto de decolagem está logo abaixo da imagem. Enquanto isso, os objetos pretos nas laterais da foto são as plataformas de pouso do Ingenuity. E você ainda pode ver uma pequena parte do horizonte nos cantos superiores esquerdo e direito.

Segunda imagem aérea colorida de Marte do Ingenuity

Esta é a segunda imagem colorida obtida pelo helicóptero Ingenuity, da Nasa. Foto: Nasa/JPL-Caltech

Além de afirmar que essa foto também foi tirada a uma altitude de 5,2 metros, a Nasa não deu muitos outros detalhes. No entanto, a agência espacial notou que você também pode ver as trilhas feitas pelo Perseverance nessa imagem.

Terceira imagem aérea colorida de Marte do Ingenuity

Esta é a terceira imagem colorida obtida pelo helicóptero Ingenuity da Nasa. Foto: Nasa/JPL-Caltech

A Nasa também teve poucas palavras para esta foto, mas nos lembrou que as pegadas da Perseverance podem ser vistas neste caso, se você prestar atenção. De fato, é possível ver os rastros na parte inferior da foto, mas o resto da imagem é muito mais cativante.

Assine a newsletter do Gizmodo

Em uma notícia divulgada no domingo (25) após o terceiro voo de teste bem-sucedido do Ingenuity, a Nasa afirmou que a equipe do helicóptero instruiu o Ingenuity a tirar mais fotos, inclusive de sua câmera colorida. A agência espacial afirmou que tirar fotos adicionais fornecerá insights que poderão ser usados ​​em futuras missões aéreas. A expectativa é que o Ingenuity faça seu quarto voo de teste nos próximos dias.