_NASA

Saturno parece assombrado nas primeiras imagens do adeus da sonda Cassini

Sonda começa sua fase de encerramento fazendo o que sabe melhor: nos trazer imagens fantásticas do planeta que orbita

Olá, Cassini! Nesta quinta-feira, por volta de 4h da manhã no horário de Brasília, o Deep Space Network Goldstone Complex, da NASA, na Califórnia, recebeu pela primeira vez o sinal da sonda desde que ela começou sua série de mergulhos de encerramento. As fotos tiradas do espaço entre Saturno e seus anéis, que acabaram de ser lançadas, são de tirar o fôlego. Típico da Cassini, tornando o antes impossível parecer fácil.

• A sonda Cassini fez a Terra parecer pequena, mas parte de algo maior
• Como seriam as formas de vida na lua Encélado, de Saturno?

“Na maior tradição da exploração, a sonda Cassini, da NASA, mais uma vez foi pioneira, mostrando-nos novas maravilhas e demonstrando aonde nossa curiosidade pode nos levar se nos atrevermos”, Jim Green, diretor da Divisão de Ciência Planetária da sede da NASA em Washington, disse em um comunicado.

Imagem não processada da atmosfera de Saturno, tirada em 26 de abril (Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)

De acordo com a NASA, o espaço “entre os anéis e o topo da atmosfera de Saturno” tem aproximadamente dois mil quilômetros de largura. Nas primeiras horas da manhã, a Cassini percorreu rapidamente o espaço a 124 mil quilômetros por hora, coletando todos os tipos de dados deste território inexplorado.

“Nenhuma espaçonave esteve perto assim de Saturno antes. Contávamos apenas com previsões, baseadas em nossa experiência com outros anéis de Saturno, do que pensávamos sobre como seria esse espaço entre os anéis e Saturno”, disse em comunicado o gerente de projetos da Cassini, Earl Maize, do Jet Propulsion Laboratory, da NASA. “Estou feliz de reportar que a Cassini passou por esse espaço exatamente como planejamos e saiu pelo outro lado em excelente estado.”

Image: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Este é um momento agradável e doloroso para os fãs da Cassini, já que marca o começo do fim da sonda. De agora até 15 de setembro, o satélite irá realizar mais 21 mergulhos entre Saturno e seus anéis. Em seu ato final, a sonda irá mergulhar na atmosfera de Saturno, dando um fim à sua missão de 20 anos de duração.

Image: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Estamos ansiosos para mais fotos assombrosamente bonitas da atmosfera de Saturno nas próximas semanas; aceitaremos o que vier até que a Cassini se vá de vez.

[NASA]

Image: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Sair da versão mobile