O Google vai liberar o primeiro beta do Android N hoje. Na semana passada, falamos sobre algumas dos primeiros detalhes da nova versão do sistema móvel mais usado no mundo. Hoje temos mais novidades, agora oficiais e divulgadas pelo Google.

>>> Os primeiros detalhes sobre a próxima versão do Android

Para começar, o Android N vai sim ganhar um recurso multitarefa com janela dividida nativo. Fabricantes já criaram uma versão própria para seus dispositivos (a Samsung, por exemplo, oferece multi-janela há anos), mas agora será algo oficial do Android.

android-n-1

Também temos uma atualização do Doze, o recurso de economia de energia introduzido no Android Marshmallow. Chamado agora Doze++, ele inicia o modo de economia a partir do momento em que a tela do aparelho for apagada.

Um modo inteligente de economia de dados também foi adicionado. O Data Saver bloqueia funções de segundo plano e de aplicativos para reduzir o consumo de dados e de bateria – será possível definir quais aplicativos podem entrar no modo de economia.

O Google também fala de um modo In-line reply, que oferece a possibilidade de escrever respostas direto na gaveta de notificações, sem precisar ir até o aplicativo. Alguns apps – como o Hangouts, por exemplo – já permitem isso, mas agora o recurso é nativo do Android: desenvolvedores poderão usar a API para adicionar a resposta rápida nas notificações dos seus apps.

android-n-2

O Project Svelte, lançado junto com o KitKat para melhorar o desempenho do Android em dispositivos com pouca memória, ganhou uma atualização que promete “otimizar o sistema de background, redirecionando quando possível backgrounds indiretos e transmissões que forem executadas no aparelho”, pelo que descreveu o Google. O Google também adicionou suporte nativo à Vulkan API, uma API para gráficos 3D que promete oferecer jogos com mais qualidade gráfica.

Por fim, um novo programa para desenvolvedores que quiserem testar versões beta do Android será lançado – chamado Android Beta Program, ele estará disponível em breve e oferecerá download do sistema operacional over-the-air, sem que o usuário precisa ligar o dispositivo ao computador através de um cabo.

Com o Android N já chegando a desenvolvedores, devemos conhecer mais novidades sobre a atualização já nos próximos dias. Em maio, durante o Google I/O, esperamos não só mais algumas novidades como quem sabe uma data de lançamento para a versão final do sistema.