_Ciência

O primeiro adesivo analgésico de ibuprofeno pode aliviar sua dor por até 12 horas

Pesquisadores criaram um adesivo analgésico de ibuprofeno que pode aliviar sua dor em até 12 horas; novidade deve levar dois anos para chegar ao mercado.

Ibuprofeno é um analgésico super efetivo para o alívio de dores. Agora, pesquisadores criaram o que eles dizem ser o primeiro adesivo de ibuprofeno, que ao entrar em contato com a pele libera o remédio e acaba com o sofrimento por 12 horas.

>>> Como uma ressaca daquelas ajudou um cientista a descobrir o ibuprofeno

Uma colaboração entre cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, e a empresa de pesquisa Medherant, o adesivo é feito de uma matriz de polímero carregada com a droga. Os pesquisadores dizem que ele retém até 30% do ibuprofeno, o que é maior que que a maioria dos géis disponíveis no mercado, que costumam contar, em média , com 10% da substância.

A equipe trabalhou de modo a assegurar que essas altas cargas da droga continuassem com o tempo, permitindo que a difusão do ibuprofeno na pele ocorra durante o período de 12 horas. O adesivo, segundo os cientistas, é muito grudento, fazendo com que a aderência à pele e o movimento do usuário do produto facilitarão o controle da dosagem, e também evitará a necessidade de reaplicação durante o dia.

O novo adesivo, provavelmente, será uma solução para dores crônicas localizadas, como dores nas costas e artrite. Mas eles ainda devem esperar um pouco mais para serem disponibilizados: a equipe que desenvolveu o adesivo reconhece que ele só estará “no mercado em dois anos.”

[Warwick University]

Sair da versão mobile