_Eletrônicos

Touchscreen com e-ink colorida e iluminada deve chegar a leitores de e-book em 2013

Ano passado, vieram as touchscreens de e-ink. Este ano, os leitores de e-book começaram a ganhar telas iluminadas. Ano que vem, estas telas prometem se aproximar ainda mais do LCD. A PocketBook se prepara para lançar, em junho do ano que vem, o primeiro e-reader a juntar o melhor de dois mundos: uma touchscreen e-ink […]

Ano passado, vieram as touchscreens de e-ink. Este ano, os leitores de e-book começaram a ganhar telas iluminadas. Ano que vem, estas telas prometem se aproximar ainda mais do LCD.

A PocketBook se prepara para lançar, em junho do ano que vem, o primeiro e-reader a juntar o melhor de dois mundos: uma touchscreen e-ink colorida com um sistema de iluminação frontal, parecido com o do Kindle Paperwhite.

Ele ainda não tem nome, mas alguns detalhes já foram anunciados: tela de 8″ com resolução de 800×600, 4096 cores e touchscreen capacitiva. A bateria deve durar cerca de um mês em uso regular, um número bom quando comparado com os concorrentes preto-e-branco.

Telas e-ink coloridas não são exatamente uma novidade. A Qualcomm fabricava displays do tipo, mas fechou o departamento de telas Mirasol no meio do ano. Além disso, a tecnologia foi pouco utilizada. Agora a aposta é da PocketBook.

Mas se esta tecnologia for mesmo viável, talvez a PocketBook seja ultrapassada pela concorrência. Afinal, até junho de 2013 há tempo suficiente para outra empresa lançar um produto na mesma linha. Um Amazon Kindle Color, talvez? De um jeito ou de outro, esperamos poder ter uma boa tela colorida — afinal, mesmo as telas LCD/AMOLED não cansando mais tanto a vista quanto no passado, o e-ink ainda mantém algumas vantagens exclusivas, como visibilidade sob o Sol e longevidade da bateria. [PocketBook via Engadget]

Sair da versão mobile