Primeiro iPhone do mundo com porta USB funcional vai a leilão
No mês passado, o estudante de engenharia Ken Pillonel exibiu o primeiro iPhone do mundo com uma porta USB-C, agora ele voltou para revelar como fez isso e também para anunciar que colocou seu iPhone personalizado em leilão.
Como muitos, Pillonel ficou frustrado porque a Apple ainda não adicionou portas USB-C aos celulares, então pegou um iPhone X padrão e decidiu fazer uma por conta própria. Não é apenas uma modificação cosmética, já que que a entrada USB-C suporta carregamento, transferência de dados e reversibilidade, enquanto mantém a funcionalidade para o resto dos componentes do iPhone.
Após meses de trabalho e ajustes, o estudante finalmente conseguiu um lance de quase US$ 5.000 no eBay.
No entanto, antes de fazer uma oferta pelo primeiro iPhone do mundo com uma porta USB-C funcional, é importante ressaltar que Pillonel diz que os usuários estão proibidos de limpar, restaurar ou atualizar o telefone (o que provavelmente quebraria o suporte USB-C).
Reconhecidamente, US$ 5.000 é muito para pagar por um iPhone de quatro anos (mesmo um com uma porta USB-C funcional), então, para quem está pensando em construir o seu próprio, Pillonel também postou um vídeo no YouTube documentando todo o trabalho que ele teve para fazer um iPhone USB-C funcional, junto com um link para um repositório de código aberto no GitHub contendo todos os arquivos e informações necessários.
Este não é o tipo de modificação que você pode simplesmente preparar em um dia, já que o dono da ideia enfrentou uma série de desafios ao tentar adicionar USB-C a um iPhone, incluindo a necessidade de fazer engenharia reversa no conector de iluminação da Apple, instalando um circuito personalizado placa, e até mesmo modificando o corpo do iPhone para acomodar as portas USB-C de dimensões ligeiramente maiores.