Em 1994, havia apenas alguns milhares de sites na web. O HTML ainda era novo, e o conceito de publicar sites era embrionário. Foi o ano em que a Microsoft lançou o seu próprio site: ele evoluiu bastante desde então mas, para celebrar seu 20º aniversário na web, a empresa trouxe de volta a primeira versão dele.

O site original da Microsoft tinha plano de fundo cinza, como era padrão nos navegadores da época – só depois de alguns anos, a cor branca se tornou o default. Os links se espalhavam por cima de uma imagem de estrelas, que devia ser futurista para o público da web há 20 anos, tudo no saudoso estilo do Geocities.



>>> A história da World Wide Web, de 1992 até hoje

Alguns desenvolvedores receberam a tarefa de recriar o primeiro site da Microsoft, e dizem que o processo foi “como uma espécie de escavação arqueológica, cavando através de ossos de dinossauros, para descobrir como eles fizeram isso na época”:

Parece muito simples, mas tivemos que voltar no tempo até a tecnologia de 1994 – quando o seu navegador não tinha suporte a imagens, por exemplo. Em 1994, era mais um triunfo ter uma página Web em si, com ou sem imagem.

Claro que esta é uma oportunidade para a Microsoft promover seu website de 2014, o que eles fazem neste link. Ah, sim: a maioria dos links no site restaurado levam você a páginas atuais – nada de erro 404. Mesmo assim, se você for um fã de arqueologia da internet, é uma boa viagem rumo ao passado. [Microsoft via The Verge]