Depois do crescimento do iPhone e Android, o desenvolvimento das próximas versões do Symbian parece estar a todo vapor. Enquanto o Symbian^2 parece ter sido abandonado pela Nokia, o Symbian^3 já foi anunciado e deve chegar ao mercado no terceiro trimestre, e o Symbian^4 já surgiu em belos screenshots e deve dar as caras no início de 2011. Agora pudemos ver a interface da futura versão S^4 em dois vídeos. Espero que ela receba mudanças drásticas antes de ser lançada.

Os vídeos foram divulgados pela Fierce Wireless, que cita a Symbian como fonte, e simplesmente não impressionam. O Leonardo Martins da Info não poderia ter dito melhor:

[M]esmo cheio de promessas e novidades, os dois primeiros vídeos do Symbian^4 mostram um sistema que ainda parece antigo, com cores estranhas, ícones antigos e interação nem um pouco revolucionária.

De fato: enquanto concorrentes como o Windows Mobile apostam em uma experiência diferenciada, o Symbian segue velho, mesmo tentando se renovar.

A Nokia ainda domina 40% do mercado mundial de smartphones, e eles não devem largar o Symbian tão cedo, então o OS deve ter espaço nos próximos meses. Mas o futuro do Symbian não empolga. [Fierce Wireless via YouTube via Info]