Ultimamente, vêm surgindo vários produtos cujo objetivo é ensinar programação às crianças. Falamos há alguns dias sobre o “Hello Ruby”, um livro infantil sobre o assunto, financiado pelo Kickstarter. Agora temos o Primo: ele transforma a lógica da programação em um brinquedo para crianças.

Atualização (07/04): o site do Primo agora está em português e vende em reais. Segundo Rafael Neaime, empreendedor que auxilia a equipe da Primo, um terço das vendas foi para o Brasil.

Funciona assim: o kit inclui um tabuleiro, no qual você encaixa blocos de madeira; e um robô motorizado, o Cubetto, que se conecta sem fio ao tabuleiro. Ambos são movidos a bateria.

Os blocos de madeira servem como instruções para o robozinho. Basta ir encaixando-os na sequência para criar o código. E, para executá-lo, pressione o botão vermelho: o cubo então começa a se mover seguindo as instruções.

primo

Você comanda o Cubetto encaixando as peças, que representam os comandos “frente”, “esquerda”, “direita” e “função”. Este último é curioso: o tabuleiro inclui uma área separada – a “function line” na imagem acima – onde você pode guardar uma sequência específica de comandos. Para ativar essa sequência, basta colocar o bloco “função” no tabuleiro. Isso é semelhante a linguagens de programação como PHP e JavaScript.

Ainda é possível conectar o tabuleiro e o Cubetto direto ao computador via cabo microUSB. Ambos são compatíveis com Arduino, e podem ser reprogramados.

O Primo ensina às crianças a noção de espaço, à medida que o Cubetto se move e tenta atingir um objetivo. E, de quebra, ele leva vários conceitos básicos de programação a quem ainda está aprendendo a escrever.

O projeto foi financiado via Kickstarter, superando a meta de R$ 140.000. Só que o kit tem um preço bem salgado: são R$ 823 com frete para todo o mundo, e inclui o tabuleiro, blocos, Cubetto e um cabo microUSB.

Mas a ideia de Primo é ser “facilmente reprodutível ao redor do mundo”, por isso o design usa técnicas como corte a laser e impressão 3D. Hardware e software também têm código aberto. O código-fonte será disponibilizado ainda este ano. Saiba mais aqui: [Primo via Springwise via Tenho Uma Ideia]

primo kids