_Apple

iOS 9.3 tem recursos para educação e ajuste de tela para não tirar seu sono durante a noite

Modo de múltiplos usuários e um modo que faz a tela ficar menos agressiva durante a noite devem ser incorporados ao iOS.

O beta do iOS 9.3 foi lançado e trouxe uma quantidade considerável de novos recursos – é a maior atualização que o sistema da Apple vai receber desde o lançamento do iOS 9. Entre os destaques estão funcionalidades voltadas para o mundo da educação, além de modificações que devem facilitar um pouco a vida dos usuários em geral.

O principal recurso é o modo de múltiplos usuários, este voltado para educação. A ideia é que escolas aproveitem o mesmo tablet para diversos estudantes – cada aluno teria um perfil próprio e todos poderiam usar os mesmos apps, mas as informações de cada um deles ficaria bloqueada atrás de uma senha.

Para os professores, um app “classroom” oferece novo modo mosaico daria uma visão de quais apps estão sendo usados pelos alunos. É possível espelhar a tela deste app para outros tablets, o que ajudaria na hora de fazer alguma explicação.

Esses modos são exclusivos para o mercado da educação e não devem chegar aos usuários finais – ao menos não no iOS 9.3. Então se você tem um iPad que é compartilhado por várias pessoas em casa, vai ter que esperar mais um tempo até que cada pessoa tenha seu próprio perfil.

Mas algumas novidades foram pensadas para o usuário final, como o modo Night Shift. Com ele, o iOS usa sua localização geográfica e horário para mudar com sutileza o balanço de branco na tela do iPad ou iPhone, de forma que a tela não prejudicasse tanto seus olhos a ponto de dificultar na hora de dormir. É mais ou menos o que já faz o f.lux, que precisa de jailbreak para funcionar nos dispositivos da Apple.

Outras pequenas modificações foram feitas em alguns dos apps nativos do sistema, como o Notes, que ganhou bloqueio por senha ou impressão digital para que você empreste seu iPhone para outra pessoa e ela não leia tudo o que está escrito lá. O News ganhou novos poderes de curadoria de notícias, enquanto o app Saúde facilita o encontro de apps compatíveis com o HealthKit para que você consiga usá-lo melhor.

Por fim, a Apple adicionou um recurso que deve agradar uma parcela mínima dos seus usuários: a possibilidade de pareamento de mais de um Apple Watch ao Watch App. Sim, aparentemente a Apple acredita que algumas pessoas têm mais de um Apple Watch em casa e quer acabar com o incômodo causado por isso, já que só é possível parear um dispositivo por vez.

Considerando o quão caro é um Apple Watch, o The Next Web especula que o objetivo não seja necessariamente permitir que uma pessoa tenha dois Apple Watch por vez pareados com o mesmo iPhone, e sim que a empresa prepara outros dispositivos vestíveis além do relógio inteligente – neste caso, você poderia ter, por exemplo, uma pulseira fitness da Apple e um smartwatch ao mesmo tempo.

O iOS 9.3 ainda está em fase beta e deve chegar em breve a todos os dispositivos compatíveis com o iOS 9.

[Apple, ArsTechnica, The Next Web]

Sair da versão mobile