A Copa acabou, os jogadores e treinadores já deram tudo de si, do jeito que o professor falou, graças a Deus, então agora é a hora dos campos virtuais voltarem a ser destaque com o sempre clássico confronto FIFA x PES. As versões 2011 de ambos os jogos estão para sair, e PES já tem até um trailer empolgante: será que vai ser esse ano que ele vai "ganhar" de FIFA, atual melhor game de futebol?

Fala a verdade: o vídeo acima dá uma bela empolgada com o estagnado Pro Evolution Soccer, não? E não é sem motivo, já que, além da inclusão da Copa Santander Libertadores, ele mostra diversas novidades que aparentam ser mais substantivas do que as marginais evoluções das últimas versões. Além da óbvia (e aparentemente mais pronunciada) melhoria nos gráficos e na interface de formação e táticas, 90% das animações serão novas – isso porque a Konami está prometendo um sistema de posse de bola, dribles e fintas bem mais avançado, acessível e presente no jogo. Você poderá escolher quais fintas prefere em cada posição do analógico direito, e para realizá-las, basta segurar o L2 e empurrar a alavanca para a direção designada. Aparentemente o Robinho vai pedalar mais no PES 2011 do que na África do Sul. 

Mas provavelmente a melhoria mais significativa venha do novo sistema de passes. Ainda não ficou claro exatamente como ele vai funcionar (deve ser uma daquelas coisas que você só "saca" com o controle nas mãos), mas a promessa é de uma revisão total na mecânica, a ponto de ser possível passar a bola para qualquer direção e para qualquer jogador, nos pés ou adiantando a bola. Em um preview, o povo do IGN UK falou que o botão de passe adiantado (triângulo ou Y), apesar de ainda existir, mal precisa ser usado. O que eu tenho a dizer sobre é que pqp, demorou DEMAIS. A minha pior birra com Pro Evolution são os passes errados, quando o jogo simplesmente não entende pra quem eu quero passar e joga a bola pro jogador mais marcado ou pior posicionado. 

Mas e FIFA 11?

A série da EA está ganhando atualmente, talvez por isso estejam se reservando no direito de segurar a escalação completa até a última hora. Não se sabe muitos detalhes mais finos sobre ajustes no jogo, mas o que se sabe… bem, digamos que, mesmo que PES melhore um bocado, ainda parece que vai ser meio difícil levar o caneco. 

A principal melhoria de FIFA 11 será o que eles chamam de PERSONALITY+, que você confere no video acima. Basicamente, é apenas uma evolução drástica do espectro de diferenças entre os jogadores. Por exemplo: até a versão deste ano de FIFA, só há dois tipos de básicos de constituição física para os jogadores. Agora haverá nove. As características técnicas de cada jogador também prometem ser bem mais acentuadas, o que obrigará o jogador a conhecer bem as particularidades de cada jogador do seu time para armar as melhores jogadas. 

Outra grande jogada de FIFA 11 será o Creation Center. Pense num modo em que você pode criar jogadores, times, táticas, tudo. Bacana, né? Mas não muito. Ok, mas agora imagine que esse modo não fica dentro do jogo, mas sim em um web app na internet, pra você brincar de montar o seu time no trabalho e poder jogar com ele à noite, em casa. Esse modo também não foi extremamente detalhado ainda, mas vai rolar. E promete, não?

Agora é só esperar ambos os jogos saírem (FIFA em outubro, PES em novembro) e ver quem marca gols na opinião da crítica, e principalmente do público. Por enquanto, em quem você vota no bolão da firma?