_Windows

A Microsoft consertou o Windows 8… pena que poucos saberão disso

Comprei um laptop novo para meu sobrinho. Simples, com Core i3, sem muitas firulas… mas com Windows 8. Felizmente, a Microsoft já atualizou o sistema duas vezes para resolver os maiores alvos de críticas. Infelizmente, instalar tudo isso é um exercício de paciência. Sim, laptops são vendidos no Brasil com um sistema de dois anos […]

Comprei um laptop novo para meu sobrinho. Simples, com Core i3, sem muitas firulas… mas com Windows 8. Felizmente, a Microsoft já atualizou o sistema duas vezes para resolver os maiores alvos de críticas. Infelizmente, instalar tudo isso é um exercício de paciência.

Sim, laptops são vendidos no Brasil com um sistema de dois anos atrás — e o Windows 8 mudou muito nesse período. Com a versão 8.1, ele ficou mais intuitivo (ou um pouco menos frustrante), com a volta do botão Iniciar, boot direto à área de trabalho, entre outros.

E o 8.1 Update facilitou o uso para quem está acostumado ao desktop e mouse: há botões Pesquisar e Liga/Desliga na tela Iniciar; apps Metro podem ser minimizados ou fechados com um clique, e aparecem na barra de tarefas; e por padrão, o Windows abre fotos, música e vídeo com aplicativos desktop, não com apps Metro — o que é um alívio.

Mas o processo de instalar tudo isso é decididamente cansativo. Eis os passos que eu e meu sobrinho precisamos seguir para ir do Windows 8 para o 8.1 Update:

O download do 8.1 Update começou às 12h50; a instalação começou só às 23h10 e terminou às 1h45 da manhã. Uma eternidade!

Mas espere: o Windows Update ainda terá mais uns 500 MB de atualizações para baixar. Por misericórdia, você pode deixar isso para depois: elas são aplicadas de forma automática e você terá até um dia para reiniciar.

Só que é muito trabalho, e são tantos obstáculos, que não me surpreendo em ouvir que a adoção do 8.1 foi bem baixa. A Microsoft acertou em colocar o 8.1 Update no Windows Update, só que isso não vale para quem ainda está no Windows 8: você precisa ir à Loja, algo que um leigo talvez nunca faça por livre e espontânea vontade.

A Microsoft consertou muitos problemas do Windows 8, só que o caminho para obter uma versão melhorada ainda é tortuoso. Para muitos, talvez seja mais fácil só instalar um Windows 7 direto do DVD e evitar toda essa dor de cabeça. O que é uma pena, pois o Windows 8 recebeu várias melhorias — no desempenho e interface — inclusive no desktop.

Agora resta esperar pela volta do menu Iniciar, possivelmente em agosto. Aí teremos mais uma instalação para nos preocupar…

Sair da versão mobile