_Eletrônicos

Cabos baratos do novo padrão USB podem fritar seu computador ou celular

O novo padrão de USB tipo C exige cabos específicos. Usar um adaptador ruim pode danificar seriamente seus equipamentos.

Benson Leung, engenheiro na equipe de hardware do Google, está fazendo um trabalho digno de elogios. Ele arriscou o próprio Chromebook Pixel 2 – que é carregado por USB-C – para testar cada um dos adaptadores USB-C para USB-A disponíveis nas grandes lojas americanas. Um cabo ruim e já era, o computador de US$ 1.500 estaria frito.

>>> Não compre estes cabos de computador enganosos

De fato, na segunda-feira passada, um cabo baratinho comprado na Amazon destruiu todo o equipamento de teste dele, incluindo o computador.

De acordo com a página do engenheiro no Google+, o “SurjTech 3M USB 3.1 Type C to Standard Type A” era inacreditavelmente mal feito, com alguns fios necessários soldados incorretamente e outros faltando. (Felizmente, o cabo defeituoso não está mais à venda no site.)

O cabo da SurjTech foi o mais destrutivo entre os testados por Leung, mas não era o único capaz de danificar seus aparelhos.

Este é o USB tipo C

Se você usar um cabo tipo C para tipo C (com dois conectores iguais aos da imagem acima), você provavelmente estará seguro. As duas pontas usam quantidades específicas de energia, exatamente o que elas devem fazer. Os danos a eletrônicos ocorrem quando os cabos estão fornecendo muita energia ou, ao contrário, energia insuficiente.

Os problemas começam a aparecer quando uma ponta do cabo tem o novo conector do tipo C e a outra é do tipo A — aquela que você conhece como sendo uma USB “normal”. Leung descobriu que cabos tipo C para tipo A falham em regular apropriadamente o consumo de energia.

Este é um conector USB tipo A

O tipo A nunca foi projetado para lidar com os 3 amperes (3A) de corrente que um dispositivo USB-C precisa para ser carregado. O tipo antigo também não foi projetado para regular o consumo, tal como o tipo C. Os dois tipos se comunicam de maneira efetiva e segura apenas se o cabo foi construído de uma maneira muito específica. Infelizmente, isso só pode ser determinado por meio de muitos testes, ou então dissecando o cabo.

Os cabos bons, rápidos e seguros não são visualmente diferentes dos ruins, que estão inundando a Amazon e outras grandes lojas. Leung tem uma sugestão, destacada em sua página no Google+. Evite cabos parecidos com este:

Cabos grossos dão uma impressão de qualidade, mas este em específico parece ser fabricado por uma única empresa e revendido com muitas outras marcas. O engenheiro diz que, quando examinou as diversas variantes, nenhuma delas estava corretamente configurada.

No caso, são estas as marcas da fabricante em comum que estão à venda na Amazon:

* iKNOWTECH

* NXET

* SurjTech

* TRADERPLUS

* SAWAKE

Se você está pensando em comprar um cabo para o seu OnePlus 2 ou Nexus 6P, então é melhor ficar de olho nos nomes acima. E se você está curioso sobre como outros cabos se saíram nos testes, o Reddit criou uma planilha com todos os resultados obtidos por Leung.

[+Benson Leung via Reddit]

Fotos por Gizmodo, Amazon e Núria/Flickr

Sair da versão mobile