A American Airlines usa iPads no lugar dos manuais de referência há alguns anos — mas na noite de ontem, um problema foi causado. “Algumas dezenas” de aviões da companhia não puderam levantar voo devido a problemas nos iPads.

Em uma série de tweets, foi descoberto que os iPads usados no lugar das pilhas de pesados livros de referência pelos pilotos estavam travando antes da decolagem, segundo o Quartz. O software e os dados que estes dispositivos usam são providenciados pela Jeppesen, uma sub divisão da Boing Digital Aviation.

Um passageiro contou ao Quartz que “o piloto nos disse que eles estavam se preparando para decolar quando as telas dos iPads do piloto e do copiloto se apagaram, deixando ambos sem o plano de voo”. Um piloto chegou a dizer a um passageiro que “toda a frota de aviões 737 da American Airlines passava pelo mesmo problema”.

A American Airlines foi ao Twitter admitir que o problema era devido aos iPads:

Bill Jacaruso: iPads estão travando por toda a frota da @AmericanAir
American Airways: Alguns voos tiveram um problema com o software no iPad dos pilotos. Teremos informações sobre o seu voo em breve.

Andrea Huguely, diretor de comunicações corporativas da American Airlines, disse ao USA Today que “em alguns casos, voos precisaram retornam ao portão de embarque para acessar a rede Wi-Fi e resolver o problema”. Ainda não se sabe se o problema foi propriamente solucionado, mas entramos em contato com a American Airlines para saber. Até lá, talvez seja melhor que os pilotos levem algumas árvores mortas nas malas. [USA Today, Quartz]

Foto de capa: Kent Wien/CC