A Samsung anunciou seu novo chipset topo de linha, o Exynos 8 Octa 8890. Assim como o concorrente da Qualcomm, ele tem tudo o que precisa em um único pedaço de silício.

Esse é o primeiro sistema flagship da Samsung a ser totalmente integrado em um único chip, e o segundo baseado em uma técnica de fabricação de transistores de 14 nanômetros chamada FinFET, que usa design 3D para melhorar a eficiência. O CPU em si é baseado em uma arquitetura ARM de 64 bits, usando quatro núcleos customizados e mais quatro ARM Cortex-A53.

Junto ao CPU está o chip gráfico Mali-T880, que a Samsung diz oferecer “jogos 3D altamente imersivos e experiências reais de realidade virtual.” Além disso, há também um modem 4G no chipset, oferecendo velocidades de download de dados de até 600 Mbps e upload de até 150 Mbps. Não há detalhes de como isso vai influenciar na duração da bateria, mas a Samsung alega que o CPU é 10% mais eficiente do que o encontrado no Exynos 7 Octa.

Parece de acordo com o que encontramos no novo SoC Qualcomm Snapdragon 820. Mas só o tempo dirá qual deles realmente funciona melhor. [Samsung]