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Black Friday: Procon faz lista de lojas ruins e dá dicas contra fraudes

O comércio brasileiro está em polvorosa com a Black Friday, prometendo grandes descontos. O Procon-SP ensina como proceder com cautela.

O comércio brasileiro está em polvorosa com a Black Friday, prometendo grandes descontos durante a próxima quinta e sexta-feira. Mas e se o preço variar durante o processo de compra? E se a loja demorar muito para entregar o produto? O Procon-SP ensina como proceder.

Antes de tudo: se você tiver algum problema ao fazer sua compra, ou se encontrar alguma loja com preços enganosos, pode reclamar com o Procon através destes canais, a partir das 19 h de 27 de novembro até a meia-noite do dia 28:

Telefone: 151 – somente cidade de São Paulo
Site: www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp
Facebook: www.facebook.com/proconsp
Twitter: @proconspoficial

Dicas

A primeira dica é acompanhar o preço dos produtos antes de comprá-los. Como ensinamos aqui, você pode visualizar o histórico de preços através de sites como o JáCotei, Buscapé ou Baixou. Assim você evita aquelas promoções “tudo pela metade do dobro”, com preços inflados para o desconto parecer imperdível.

Caso o site da loja fique instável, ou se o preço mudar durante a compra, “salve as informações e registre sua reclamação na empresa”. Sempre que possível, guarde uma captura de tela: no Windows 8, pressione as teclas Windows + PrtSc; no OS X, use Command+Shift+3; em outros sistemas, pressione a tela PrintScreen e depois cole a imagem em algum programa de imagens (pode ser até o Paint).

Outra dica importante é salvar tudo o que possa comprovar a compra, incluindo “oferta, pedido, comprovante de pagamento, contrato e anúncios publicitários”.

Seus direitos

O Procon lembra que “o preço promocional não anula seus direitos“: a empresa não pode desrespeitar você só porque cobrou barato por um produto. Se você tiver algum problema, reclame: a loja tem que responder e resolver o problema em até cinco dias.

Se você comprou um produto no calor do momento, mas depois se arrependeu, saiba que você tem até sete dias para cancelar o pedido. A empresa deve estornar 100% do valor, incluindo frete.

E se a entrega demorar? E se o produto vier danificado? O Procon diz que “você pode cancelar a compra ou trocar a mercadoria”; examine-a assim que chegar para notar quaisquer problemas.

No estado de São Paulo, você pode solicitar a entrega agendada sem pagar a mais por isso, escolhendo inclusive o período do dia (manhã ou tarde). No entanto, o prazo para entrega nesse caso é geralmente muito maior. (A entrega agendada também está disponível em outros estados, porém pode custar mais caro.)

A última dica é acompanhar a lista “Evite esses sites” do Procon-SP, com lojas online onde você jamais deve comprar: elas receberam muitas reclamações de consumidores e não responderam a notificações do órgão. No total, estão listados 449 sites, porém a maioria já está fora do ar. Estes 39 sites, no entanto, continuam na ativa – evite-os! [Procon-SP]

adorocompraronline.com
aikade.com
anabolizantesmaromba.com
baratinhomesmo.com.br
bazardevantagens.com.br
bazarimportado.com.br
bestinformatica.com.br
blocosuperbateria.com.br
bolsadevantagens.com.br
cestacheia.com.br
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Foto por Tim Reckmann/Flickr

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