A NASA sempre teve um talento especial para fazer as maravilhas da ciência parecerem arte, mostrando suas incríveis visões em alta definição do universo de forma inspiradora. Além de explorar o espaço, a agência também passou os últimos 50 anos colocando talentos terrestres criativos para encontrarem inspiração nos seus acontecimentos nos bastidores.

O Programa de Arte da NASA foi lançado em 1962 – quatro anos após a fundação da agência – e diversas imagens dos seus arquivos foram enviadas ao Flickr. A seleção dá uma perspectiva distintamente humana às realidades da exploração fora da Terra, na forma de ilustrações, desenhos, pinturas, fotos e mais.

O artista norte-americano Norman Rockwell entrou em ação em 1965 com uma peça de óleo sobre tela mostrando dois mortais entrando em suas roupas especiais que em breve estariam desafiando a gravidade.

Astronautas John Young e Gus Grisson se vestem para seu primeiro voo no programa Gemini em março de 1965. A NASA emprestou a Norman Rockwell uma roupa espacial Gemini para ele fazer a pintura o mais preciso possível.

O que é demais: Norman Rockwell, um pincel e uma roupa espacial. [Hyperallergic]


Pintura a lápis de Paul Calle Suiting Up mostra membros da tripulação da Apollo 11 em 16 de julho de 1969. Ele era o único artista presente.

ku-medium


Moon, Horizon, & Flowers (Rocket Rollout), de Jack Perlmutter, 1969, é uma mistura da tecnologia da NASA com palmeiras da Flórida.

ku-xlarge


When Thoughts Turn Inward de Henry Casselli em 1989, aquarela do astronauta John Young se vestindo.

ku-xlarge (1)


Fred Freeman pintou Saturn Blockhouse, acrílico sobre tela, em 1968.

ku-xlarge (2)


First Steps, de Mitchell Jamieson, é acrílico, gaze e papel sobre tela mostrando o astronauta Gordon Cooper retornando ao solo após 22 voltas ao redor do mundo na nave espacial Mercury.

ku-xlarge (3)


Imagem de topo: Grissom and Young por Norman Rockwell, 1965.