_Cultura

Fica tranquilo, George R.R. Martin, um programa de computador já escreveu Os Ventos do Inverno para você

Engenheiro configurou uma rede neural usando todos os livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo para escrever parte do próximo lançamento

Parece que George R.R. Martin pode tirar um descanso. Um engenheiro configurou uma rede neural usando todos os livros da série As Crônicas de Gelo e Fogo para escrever parte do próximo lançamento, Os Ventos do Inverno. Pode não fazer muito sentido — ou qualquer sentido, na verdade —, mas, caramba, aquela trama da Sansa e da Arya também não fez muito sentido.

• Disney vai tirar todos os seus filmes da Netflix e lançar seu próprio serviço de streaming
• Hackers vazam emails de executivo da HBO e exigem resgate

O engenheiro de software full-stack Zack Thoutt criou uma rede neural recorrente para escrever Os Ventos do Inverno, baseada em palavras, frases e personagens do resto da série. Thoutt contou à Motherboard que ela é uma rede de “longa memória de curto prazo”, o que significa que ela lembra de informações armazenadas no texto, como mortes de personagens. Não é exatamente precisa, no entanto, já que, de acordo com o novo livro, Ned e Lord Mormont voltaram à vida.

Para alcançar um feito que nem mesmo Martin foi capaz até agora, Thoutt subiu os cinco primeiros livros da série na rede (cerca de 5.400 páginas), para que ela pudesse soltar as mais recentes mortes e reviravoltas na série icônica. Eis um pequeno trecho do Capítulo Um, narrado por Tyrion:

O Cão de Caça encontrou Jeyne Pool. Ser Meryn Trant havia enviado o Rei Yoren pelo porto, para convocar os irmãos negros que haviam vestido suas veias com chifres. Os tolos que ele havia casado tinham todos renascido. “Por que, eu sei? Ele estava sangrando, cobriu suas pernas inteiras nos ombros da neve. Ele vai ficar no convés em busca do peixe por uma quinzena e nunca matar um. Uma lâmina não é mais, sim, ela pensou, mas ele não podia levar muita comida.

Ele não pôde evitar a primeira corrida. Ghost chegou, em um acampamento quando Asha caçava a Patrulha da Noite. Agora as tochas abaixo deles e a rosa em sua cabeça ou a tiramos do mundo. Ele é teimoso e burro, mas seu conselho nunca salvou meu irmão como à maioria. “Deve haver cinco escolhas”, ele apontou.

É um esforço. Meu tio teve que fazer a mesma cor. Ela mal podia contar pela morte.

Isso fez com que Ned parasse melhor até que o fogo estivesse caindo, de pé debaixo do arco de um despedaçado mas distante campo, onde a Torre Sombria pagou o acampamento atrás. O irmão mais velho não conhecia o sol e os pedaços de edifícios quebrados e as cidades em cinzas e lamentações; quatrocentos mil corvos, seus próprios torsos. Atrás deles, usavam suas capas pretas, como seus próprios heróis de peixes amarelos, usando uma figura de proa áspera, uma truta negra cortada em um enorme baú, com cores cruzadas para dentro e para frente de suas cabeças. Senhores e nozes e mexilhões, capas da costa, várias centenas de cavaleiros abaixo do Vinhomel, e ao pé dos cinco reis Southron sentados, e menos ainda foram em direção do Regicida. Ele não retornará ainda no vau, com acima de sua primeira banda negra.

“Apenas uma centena de homens do norte permanecerá com eles. Eles vão te ensinar o irmão de Lord Rickard, Joffrey. Diga-me a verdade, Cersei é conhecido. Ninguém está desperdiçando seu interesse, você se lembra. Aço morto e gato azedo e duas vezes também.”

Até agora, são cinco capítulos, e todos eles são insanos. De acordo com a rede neural,. Varys vai envenenar Daenerys, Asha vai começar a caçar a Patrulha da Noite, e a mais recente arma de Arya será sua bota. Mas, ei, o computador na verdade prevê umas coisas que fãs da série também gostariam que acontecessem na temporada final de Game of Thrones, principalmente que Jon Snow vai subir em um dragão e que Jaime Lannister vai matar sua irmã gêmea Cersei. No entanto, nada disso se compara à melhor parte: Os Ventos do Inverno tem um novo personagem!

Barba-Verde estava aguardando nos portões, uma grande espinha de barba com seu corpo caído raspou o dedo de um anel de maçã branca. Estava meio enterrado no mel de um cérebro seco, de dois guardas florestais, um Frey pesado.

“Seis homens queriam matar um Stark, esse cinza de todos os três”.

De acordo com a rede neural, a mais nova adição a Westeros será um homem chamado Barba-Verde, e tudo que eu quero é absolutamente todos os detalhes da origem desse personagem épico. Gosto de pensar que ele é um greenseer enviado pelos Filhos da Floresta para ajudar Jon Snow a lutar contra o Rei da Noite. E que ele coloriu seu pelo facial porque ele leva seu trabalho muito a sério.

Você pode ler o restante das histórias aqui (em inglês), supostamente enquanto espera Martin alcançar a nova concorrência. Aposto dez pratas que todos teremos barbas verdes até lá.

[Motherboard]

Imagem do topo: HBO

Sair da versão mobile