_Tecnologia

Programas do pacote Adobe ganham novos recursos e versão para navegador

Entre as melhorias, estão novas opções de seleção para Photoshop e InDesign. Veja o que há de novo.

A Adobe anunciou uma série de novos recursos para seu pacote de aplicativos Creative Cloud durante o evento Adobe MAX 2021, que aconteceu ontem (26). As novidades incluem grandes atualizações para Illustrator e Lightroom e Photoshop. Veja mais abaixo.

Photoshop

Agora, será possível fazer edições simples no Photoshop diretamente no navegador. A nova modalidade vai permitir a exibição de imagens e trabalhos em colaboração. É preciso, porém, que cada usuário tenha uma assinatura Creative Cloud para fazer modificações em tempo real.

Além disso, no iPad, o PS também ganhou suporte a arquivos RAW e ProRAW, da Apple. Isso vai melhorar sua ferramenta de seleção de objeto, permitindo aos usuários selecionar áreas de uma imagem com um único clique. O recurso é baseado em inteligência artificial, e permitirá seleções mais precisas.

Outra atualização permitirá escurecer ou clarear áreas específicas de imagens mais facilmente no tablet. Tanto na edição de imagens para iPad, quanto no desktop, foi incluída uma máscara de objetos automática, que faz seleções da maneira como o vídeo abaixo demonstra.

Lightroom

A Adobe também trouxe novas ferramentas de seleção ao Lightroom e Lightroom Classic. As atualizações permitirão que os usuários façam seleções mais complexas com maior precisão, através dos novos comandos de “Selecionar Assunto” e “Selecionar Sky”, que foram atualizados.

O Lightroom também terá novas predefinições sugeridas, que tornarão as fotos mais atraentes. A partir de agora, as imagens serão escaneadas e combinadas a partir de uma predefinição.

Illustrator

A Adobe também atualizou o Illustrator com novos efeitos 3D. A compatibilidade com outros projetos também foi melhorada, com o Illustrator podendo baixar e instalar fontes que estejam faltando no seu computador ao abrir um arquivo.

A ferramenta também terá portabilidade para a web, permitindo aos usuários editar e acessar arquivos do Illustrator em um navegador.

InDesign

O Adobe InDesign também ganhou versões compatíveis com os chips Apple Silicon M1, M1 Pro e M1 Max, levando ainda mais fluidez para edições.

Além dessa novidade, o programa também receberá a função Adobe Capture, que permite selecionar imagens do documento para criar um tema com recomendações de cores, fontes e formas para o projeto.

A Adobe também está trazendo para o InDesign um recurso chamado “Credenciais de conteúdo”, que captura edições em um documento e identifica informações específicas de uma imagem — que pode ser anexada durante a exportação.

Novos recursos adicionais incluem atualizações de renderização de vários quadros para o After Effects e suporte ao gerenciamento de cores para os formatos H.264 e HEVC no Premiere Pro.

A Adobe também já lançou o Premiere e o Photoshop Elements 2022, versões mais básicas e acessíveis dos editores de imagem e vídeo.

Sair da versão mobile