O boom de arranha-céus é bom para os fabricantes de elevadores, mas pode ser ruim para os vizinhos que têm de viver na sombra do prédio gigante. Usando CAD e alguns espelhos realmente grandes, arquitetos em Londres apresentaram um plano para construir um par de arranha-céus que não escurecem os arredores.

Como a Wired conta, a proposta da NBBJ usa um par de arranha-céus, cujas superfícies curvas agem como espelhos, refletindo a luz solar de volta para remover completamente qualquer sombra. É diferente de outro famoso arranha-céu que reflete raios solares em Londres — a luz refletida seria difusa, não sendo capaz, portanto, de derreter carros ou fritar ovos.



rahrigkvgg7o8q0wesjq

Mais do que a ideia tradicional de arquitetos sentados com uma grande folha de papel e desenhando formas legais para o futuro, o processo de design aparentemente envolveu aprimorar um modelo de computador até chegar a alguma coisa que não tinha sombra, mas não parecia completamente horrível (e ainda conseguia parar em pé, claro).

Vale a pena ler a matéria completa — tanto como uma visão sobre o processo de design por trás dos edifícios emblemáticos de hoje, mas também um olhar sobre uma tecnologia que pode estar chegando em outras partes do mundo no futuro. [Wired]

Crédito da imagem: NBBJ