_Ciência

Projeto mostra Google Earth com movimentação de pessoas, carros e nuvens em tempo real

Esta é uma das demonstrações tecnológicas mais fantásticas e assustadoras que vejo há um bom tempo: estudantes do Georgia Institute of Technology usando vídeos ao vivo para mapear veículos e pessoas no Google Earth. Por que isso é assustador?

Essa é uma das demonstrações tecnológicas mais fantásticas e assustadoras que vejo há um bom tempo: estudantes do Georgia Institute of Technology usando vídeos ao vivo para mapear veículos e pessoas no Google Earth. Por que isso é assustador?

Até o momento, todo dado mostrado é anônimo, então a tecnologia parece bem legal. Seria possível assistir a uma partida de futebol ou checar o trânsito no seu caminho para o trabalho, tudo em tempo real. Ou ainda ver as nuvens se movendo, o clima mudando e até pássaros voando.

Mas pare para pensar um pouco.

Imagine que alguém seja capaz de marcá-lo, colocar uma etiqueta, uma tag. Na teoria, bastaria ter acesso a câmeras de circuito fechado e esse sistema. Você poderia marcar um carro na tela e, se tiver câmeras o suficiente pelo caminho, seguir o veículo aonde quer que ele vá. Na Inglaterra, por exemplo, isso seria muito fácil, pois há câmeras de circuito fechado praticamente em todo lugar. Isso para não falar de tags por radiofrequência.

É claro, eu tenho certeza que nenhuma agência governamental teria interesse em usar isso para controlar os movimentos de alguém. Por que eles fariam isso?

Agora, com licença, vou fazer as minhas malas e mudar para uma ilha nas Maldivas. [PopSci]

Sair da versão mobile