_Cursos

Projeto PyScript executa programas Python direto do navegador

O autor do texto do blog do Anaconda afirma que gosta de pensar no projeto como um “Minecraft do desenvolvimento de software”. Conheça mais

python

Imagem: Unsplash/Reprodução

O Anaconda, responsável por um pacote de acessórios para ciência de dados, está em processo de desenvolvimento de uma ferramenta que facilita a vida dos desenvolvedores que usam a linguagem Python.

O PyScript possibilita que o usuário possa rodar seus programas Python a partir de um navegador da web, eliminando a necessidade de um servidor. O projeto foi apresentado na PyCon US 2022, conferência internacional anual para promoção da linguagem Python.

A ferramenta já está disponível para ser testada, mas o Anaconda alertou em seu blog que o projeto ainda está nas fases iniciais de desenvolvimento e que por esse motivo pode oferecer instabilidade em alguns momentos.

O autor do texto do blog do Anaconda, Fabio Pliger, afirma que gosta de pensar no software como o “Minecraft do desenvolvimento de software”, já que os usuários podem criar seus próprios mundos, os apps, novos blocos ou modificações, componentes e widgets, e compartilhá-los com a comunidade.

O projeto não é o primeiro com a proposta de rodar programas Python no navegador, e é baseado em um outro projeto chamado Pydiode. Diferentemente do Pydiode, a ideia do PyScript é, além de oferecer uma ferramenta de código aberto para a comunidade, é ter uma sintaxe mais simples e fácil de ser assimilada.

Python é uma das linguagens consideradas mais fáceis de aprender. Um dos pontos que tornam a linguagem tão popular é o fato de ela ser de propósito geral, ou seja, pode ser utilizada para múltiplas finalidades, de programas de raspagem de dados a desenvolvimento de jogos.

Claro, é preciso considerar que existem linguagens próprias para produzir games, mas caso o desenvolvedor necessite, terá as ferramentas e alguns módulos específicos para conseguir atingir seu objetivo.

Caso se interesse por programação e, principalmente, por Python, pode conferir os cursos da Udemy:

Curso de Python 3 do Básico Ao Avançado (com projetos reais)

Programação PYTHON do ZERO ao Avançado 2022

Curso de Python para Iniciantes

 

Sair da versão mobile