Nem Os Vingadores, nem Batman, nem Missão Impossível: o filme mais pirateado do ano foi Projeto X, com cerca de 9 milhões de downloads.

Ele superou os grandes blockbusters do ano. Missão Impossível: Protocolo Fantasma ficou em segundo no ranking da TorrentFreak (8.500.000 de downloads), seguido por Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (8.230.000 downloads), Os Vingadores (8.110.000 downloads) e Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (7.850.000 downloads).

Das grandes produções do ano, dois nomes ficaram de fora da lista: Jogos Vorazes e 007: Skyfall (sendo que a ausência de James Bond pode ser justificada com a falta de uma versão de alta qualidade disponível para download).

Projeto X foi o filme que teve o pior desempenho nas bilheterias entre os 10 mais baixados do ano, e ainda assim faturou mais de US$ 100 milhões nos cinemas. Estudos mostram que, pelo menos nos Estados Unidos, a pirataria não costuma prejudicar as bilheterias, e o problema é grande em países que demoram para receber os filmes em suas salas – muitas vezes eles entram em cartaz quando já existem versões de qualidade para download. [TorrentFreak via The Next Web]