A Touchjet apresentou o conceito do TouchPico na CES desse ano. Agora, esse dispositivo Android com Wi-Fi está quase pronto para entrar em produção. Nós usamos um dos modelos pré-produção no escritório do Gizmodo antes do lançamento da campanha de crowdfunding do TouchPico.

Imagem do TouchPico sobre um controle da Apple TV
Imagem do TouchPico sobre um controle da Apple TV

O TouchPico é um projetor com Android. Ele é mais ou menos do tamanho de dois phablets grandes, se um for colocado em cima do outro. Dizem que ele é um dispositivo de bolso — ele até vai caber no bolso, mas você não vai se esquecer de que ele está ali. E ele não vai fazer com que sua parede vire touchscreen. Essa é a má notícia.

O que ele faz é projetar uma tela de até 80 polegadas na parede para a qual você o aponte. Uma caneta stylus, que vem junto com o pacote e cuja ponta é clicky, serve como toque do dispositivo: quando você a encosta na parede da projeção, ela envia um sinal infravermelho para o projetor, que registra seu clique. Tente usar o seu dedo e o projetor não vai fazer absolutamente nada.

android2

Numa demonstração para o Gizmodo, Slava Solonitsyn, da Touchjet, usou o TouchPico com vários aplicativos Android e mostrou como o mini-projetor pode ser usado como quadro branco, como dispositivo para apresentação de slides ou simplesmente como uma tela gigante para jogar Fruit Ninja. Em todas as demonstrações, o TouchPico respondeu aos cliques e movimentos da stylus sem delay, embora você tenha que segurar a caneta de modo que a sombra do seu braço não cubra o objeto no qual você está tentando clicar.

android3

O pequeno gadget tem um processador dual-core rodando Android puro — ele é basicamente um tablet que só usa Wi-Fi, com um projetor em vez de uma tela touchscreen. O sensor touch não usa nada da CPU; em vez disso, ele emula a tela em tempo real. Isso significa que, ao menos por enquanto, não dá pra fazer multi-touch. Ele também tem dois alto-falantes e um cooler que é um pouquinho barulhento. Slava diz que a bateria dele dura 45 minutos.

A engenharia e o design já estão prontos, mas a Touchjet está recorrendo ao Indiegogo para levantar dinheiro para o primeiro lote de produtos. Quem colaborar poderá levar o TouchPico por US$350 (o preço de mercado será US$500 quando a campanha de crowdfunding acabar). É caro, mas até que alguém apareça por aí com um dispositivo Android de 80 polegadas que você pode carregar no bolso, é o que tem pra hoje.