A Apple pensou em muitas formas de como fazer um celular antes de chegar ao iPhone que conhecemos. Isso não é novidade, mas um protótipo conseguido pelo ArsTechnica tinha até uma porta serial.

O protótipo foi conseguido com um antigo funcionário da Apple que trabalhou em vários projetos do começo da década de 2000. Este é um iPhone de 2005 – dois anos antes de Steve Jobs mostrar ao mundo o primeiro modelo do iPhone. Ele era grande – quase 50mm de espessura, tela de 5×7 polegadas e rodava algo parecido com o OS X.

iphoneprototype3

Este projeto tinha um chip ARM9 que parecia uma variação do Samsung S3C2410 bem diferente do que apareceu no modelo final. Ele tinha algo em torno de 200-233 MHz, enquanto o primeiro iPhone tinha processador também da Samsung, mas um ARM11 de 620MHz rodando a 412MHz.

Mas o mais surpreendente são as portas que a Apple colocou no aparelho. Todas elas eram bastante comuns em computadores na época: uma porta USB, Ethernet e serial. Mas a Apple não planejava incluir nenhuma delas no modelo final: elas estavam lá para fins de desenvolvimento. [ArsTechnica. Imagens via Arstechnica]

iphoneprototype4 iphoneprototype5