_Instagram

Protótipo de ajuste do Instagram esconde dos outros seu número de likes para você postar à vontade

Apesar de não se tratar de um teste oficial, um porta-voz da rede social afirmou que eles estão sempre buscando maneiras de aliviar a pressão da plataforma

Pessoa tirando foto do logo do Instagram

Marcio Jose Sanchez/AP

A única rede social boa está claramente brincando com a ideia de expurgar de sua plataforma a pior coisa das redes sociais: a caça por likes. Observado pela Jane Manchun Wong e noticiado pelo TechCrunch na quinta-feira (18), um protótipo do Instagram nos deu um vislumbre do que eu acredito que possa ser uma ótima solução para manter a rede agradável: esconder o número de curtidas dos posts.

Segundo o TechCrunch, Wong descobriu um teste para um ajuste no código do Android e gerou uma imagem do protótipo. Nesta imagem compartilhada por Wong no Twitter, o Instagram afirma que quer que os seguidores de um usuário “foquem o que você compartilha, e não quantas curtidas seus posts recebem. Durante esse teste, apenas a pessoa que compartilhou um post verá o número total de likes que ele recebe“. Basicamente, de acordo com a captura de tela, as pessoas ainda podem curtir seus posts, mas só você pode ver seu número de curtidas.

Isso parece ótimo para basicamente todos os envolvidos, incluindo o Instagram. Não seria ótimo postar sabendo que ninguém está avaliando os seus likes? Estaria você mais propenso a postar mais, como sugeriu o TechCrunch?

Reprodução/@wongmjane

Em uma época em que estar nas redes sociais cada vez mais parece beirar o masoquismo, esse ajuste de protótipo parece uma solução razoável para manter o apelo do Instagram como um canto da internet que ainda é tolerável e, às vezes, até divertido (é com você mesmo que eu estou falando, Stories).

Infelizmente, no momento, parece que esse protótipo utópico do Instagram com curtidas escondidas não passa disso mesmo. Um porta-vez da rede disse ao TechCrunch que a plataforma não está testando isso no momento, mas afirmou que “explorar maneiras de reduzir a pressão no Instagram é algo em que sempre estamos pensando”.

Eu certamente sou do time que defende que vale a pena explorar qualquer coisa que diminua a sensação esmagadora de estarmos publicando e interagindo em um ambiente opressivamente baseado em métricas, que julga nosso valor a partir do número de curtidas. E em um lugar como o Instagram, em que as coisas ainda podem ser legais e boas, matar a visualização do número de likes parece uma solução especialmente vantajosa.

Oi, aí é do Instagram? Cê tá me ouvindo? Ó, me ouve, presta bastante atenção. ESSE é o caminho, vai em frente! Puxa o plugue da tomada, tira a visualização de likes e salve-nos de nós mesmos. Nunca te pedi nada.

[TechCrunch]

Sair da versão mobile