_Espaço

Protótipo do foguete Starship explode durante testes, mas Elon Musk celebra mesmo assim

Elon Musk, dono da SpaceX, lançou seu protótipo mais recente do foguete Starship na quarta-feira (9), que resultou em uma explosão.

O protótipo SN8. Crédito: SpaceX/BBC

Elon Musk, dono da SpaceX, lançou seu protótipo mais recente do foguete Starship na quarta-feira (9). O breve voo não tripulado de 12,5 quilômetros do veículo SN8 resultou em uma explosão, que pode ser vista no vídeo abaixo.

A promessa do Starship é levar seres humanos à Lua e Marte e, apesar do incidente desta semana, Musk celebrou os resultados do teste. O foguete, que decolou do espaço de pesquisa e desenvolvimento Boca China, no Texas, foi o primeiro a tentar um voo suborbital de alta altitude. O local é conhecido por testar protótipos ao seu limite, até falharem – o que, às vezes, resulta em explosões.

No caso do SN8, o objetivo era testar algumas manobras que simulavam uma reentrada na atmosfera terrestre e que terminaria em um salto para a posição vertical pouco antes de pousar. O que deu errado no teste foi o momento final, quando o foguete atingiu a área de pouso com muita velocidade e o impacto acabou resultando em uma explosão.

Musk já havia avisado seus fãs com antecedência que alguns acidentes poderiam acontecer. Mesmo após o teste, Musk parabenizou sua equipe e disse que eles conseguiram obter “todos os dados que precisávamos”. No Twitter, ele ainda celebrou que a promessa de chegar a Marte estava mais próxima.

Tradução: Marte, aqui vamos nós!!

Agora a SpaceX prosseguirá com seus testes normalmente. Outros protótipos já estão disponíveis em Boca China, prontos para substituir o SN8.

Anteriormente, a NASA havia questionado Musk sobre a possibilidade de pousar um foguete Starship na superfície lunar nos próximos anos. Como era de se esperar, o empreendedor fez uma promessa ainda mais ousada, afirmando que pretende enviar seres humanos a Marte já nos próximos quatro a seis anos.

[BBC]

Sair da versão mobile