Usuários do provedor de emails extra seguro Lavabit não tiveram um dia bom: o serviço foi desativado nesta quinta-feira e deixou apenas uma mensagem enigmática explicando o seu fim. O Lavabit é o serviço de email usado por Edward Snowden e sim, isso importa bastante.

Em uma nota postada no lavabit.com, Ladar Levison não entra em muitos detalhes sobre o que o motivou a desativar o serviço tão repentinamente, mas, aparentemente, ele preferiu desligar tudo a ter que responder pedidos governamentais sobre as conexões de Snowden.

Eis a nota completa:

Caros usuários,

Fui forçado a tomar uma difícil decisão: me tornar cúmplice de crimes contra o povo americano ou deixar para trás quase dez anos de um árduo trabalho ao desligar o Lavabit. Após muito pensar, decidi suspender as operações. Gostaria de poder compartilhar legalmente com vocês os eventos que me levaram a essa decisão. Não posso. Acredito que vocês merecem saber o que está acontecendo – a primeira emenda supostamente garante a minha liberdade de falar em momentos como este. Infelizmente, o Congresso aprovou leis que dizem o contrário. Da forma como as coisas estão atualmente, não posso compartilhar minhas experiências das últimas seis semanas, mesmo que tenha pedido duas vezes para fazer isso.

O que vai acontecer agora? Nós já começamos a preparar os papeis necessários para continuar lutando pela Constituição em uma Corte. Uma decisão favorável permitirá que eu reviva a Lavabit como uma empresa americana.

Esta experiência me ensinou uma importante lição: sem ação do congresso ou forte precedente judicial, eu recomendaria fortemente que ninguém confie seus dados privados a uma empresa com laços físicos nos Estados Unidos.

Com sinceridade,
Ladar Levison
Proprietário e operador, Lavabit LLC

Defender a constituição é caro! Ajude-nos doando ao Fundo de Defesa Legal da Lavabit aqui.

A Lavabit oferecia um serviço de email com mais privacidade e segurança do que alternativas gratuitas como o Gmail e recentemente foi apontada como a preferida de Snowden. Aparentemente, isso fez a Lavabit sofrer forte pressão para entregar dados de Snowden, mas a empresa se recusou a fazer isso e preferiu simplesmente fechar as portas – ao menos temporariamente. [BoingBoing]