A Nintendo liberou o kit de desenvolvimento da nova geração do Nintendo DS para algumas empresas selecionadas, incluindo o próprio hardware do novo console. De acordo com um desenvolvedor, a Nintendo disse que o DS2 é a primeira versão, e não a final, mas ele ficou bastante impressionado com os novos controles:

É genuinamente a melhor coisa com a qual eu já trabalhei. Eu posso dizer a você que ele tem uma função de movimento que não é diferente do iPhone, mas faz muito mais. Nós sabemos que a Pokémon Company está recebendo atenção especial com ele.

Eu imagino se essa manobra já era prevista ou é só uma reação ao grande sucesso da Apple na área de jogos, um sucesso que virou do avesso tanto a ideia de distribuição de games como alguns conceitos de jogos móveis antes colocados pela Nintendo e pela Sony, especialmente quando se trata da importância de controles físicos. Será que o novo DS2 terá telas capacitivas também? Como a Nintendo poderia superar a ameaça séria e repentina que a Apple agora representa? Nós vamos precisar esperar muito para descobrir as respostas. E talvez até demais, dado que o iPad e o próximo iPod/iPhone devem chegar antes. [CVG]