_PlayStation

O PS5 será mesmo gigantesco? Tentamos estimar

Primeiro vieram os memes sobre o design do PlayStation 5. Agora, as pessoas estão se perguntando quão grande será o console da Sony. De tudo o que vimos até agora, o PS5 certamente parece ser um trambolho. Mas o quão grande ele é? Tentamos estimar.

PlayStation 5

PlayStation 5. Crédito: Sony

Primeiro vieram os memes sobre o design do PlayStation 5. Agora, as pessoas estão se perguntando quão grande será o console da Sony. De tudo o que vimos até agora, o PS5 certamente parece ser um trambolho. A Sony não revelou as dimensões reais do PlayStation 5, mas com alguns indícios do que já temos, dá para ter uma ideia.

Primeiro, temos que fazer algumas suposições: que as imagens disponíveis do PS5 são fiéis a uma escala, e que, embora possam ser renderizadas, são precisas. Com essas suposições, fica mais fácil tentar discernir o tamanho do PS5.

Eis as imagens que mostram o PS5 ao lado do novo joystick:

Imagem: Sony

Se o PS5 fosse realmente um console gigantesco, muito maior do que todos os outros videogames já lançados, o controle seria muito menor do que o aparelho em si. Para referência, aqui está uma foto que tirei do PS4 ao lado de um DualShock 4.

Imagem: Alex Cranz/Gizmodo

As proporções são bastante semelhantes, mas o PS5 ainda parece um pouco maior.

Teoricamente, o novo joystick também pode ser gigantesco. Pode ser a tentativa da Sony de roubar a coroa de “videogame e controle grandões”, que hoje pertence à Microsoft. Mas há outras três pequenas pistas que nos dão uma ideia do tamanho do PS5.

Imagem: Sony

Provavelmente não dá para ver direito na foto acima, mas estou falando das portas USB-C, do slot do drive de disco e do que parece ser uma porta USB-A ao lado do USB-C.

Quando você dá um zoom, o USB-A parece não ser a porta padrão. Na verdade, pode não ser uma porta USB-A, mas uma porta auxiliar semelhante à encontrada no PS4 e utilizada para a PlayStation Camera.

Para evitar essa confusão, vamos focar apenas na porta USB-C e na unidade de disco.

As portas USB-C são bem padronizadas e, geralmente, têm uma largura de 8,38mm. Já um leitor de Blu-Ray, que sabemos que estará em uma das versões do PS5, tem largura de 121mm.

Eu não tinha um paquímetro à mão para uma medida mais precisa, mas ao utilizar uma fita métrica descobri que o slot de disco do PS4 tem aproximadamente 121mm de largura.

Imagem: Alex Cranz/Gizmodo/Sony

Conhecendo esses dois números, dá entrar em um aplicativo como o Photoshop e fazer uma estimativa do tamanho do PS5.

O console tem cerca de 355 mm de altura quando colocado de pé, como nas imagens que a Sony publicou. Para referência, a mesma dimensão no PS4 Pro é de 327 mm e o PS4 original é de 288mm.

Portanto, mesmo com espaço de manobra das minhas medidas, o PS5 parece ser pelo menos uma polegada maior do que o maior PS4.

Se o console tiver mesmo 355 mm de altura, isso significa que ele será maior do que o Xbox Series X. De acordo com a Digital Foundry, a próxima geração do Xbox tem aproximadamente 301 mm de altura.

Isso é um pouco surpreendente para mim. Ambos os consoles têm um hardware similar e deveriam, teoricamente, ter tamanhos parecidos. Porém, quando vimos a versão de desenvolvimento do PS5, especulamos que o videogame pudesse ter algumas demandas térmicas pesadas. Dado provável tamanho e o que parece ser diversos pontos de ventilação no PS5, parece que essas demandas térmicas também se manterão para o produto final.

Ainda não está claro o que isso pode significar para o desempenho em relação ao Xbox Series X. O PS5 pode aquecer mais porque demanda mais do hardware e está rodando a velocidades maiores. Ou pode ser que o Xbox Series X, que está sendo projetado pelo mesmo time de design dos computadores Surface, tenha um método melhor para lidar com o calor.

Só saberemos mais sobre o desempenho e a saída térmica de ambos os consoles no final deste ano. Procuramos a Sony para obter detalhes sobre as verdadeiras dimensões da PlayStation 5 e atualizaremos o post se tivermos um retorno.

Sair da versão mobile