Hoje teremos um grande evento da Microsoft: a conferência BUILD, onde veremos ainda mais detalhes sobre o Windows 8. A empresa diz que “tudo será revelado na BUILD” – então o que esperar para hoje?

Nova interface Metro: A Microsoft demonstrou rapidamente a nova interface ladrilhada do Windows 8, lembrando o Windows Phone 7, em junho. Mas, desde então, ela deu uma sumida. Como ela funciona na prática? Qual o motivo dessa interface, dado que a UI padrão do Windows continua lá? A BUILD deve nos dar algumas respostas.

Windows para tablets: a Microsoft sonha com o “Windows Everywhere”, onde o sistema operacional estará em desktops, tablets, TVs e mais. Bem, mas como ele funciona em tablets? Um tablet quad-core vazou mês passado, mas não sabíamos se ele rodava Windows 7 ou Windows 8. Agora, o possível tablet que será dado aos presentes na BUILD acabou de vazar: ele deve rodar Windows 8, então provavelmente veremos o novo OS em ação na touchscreen.

O sistema como um todo: A Microsoft vem falando sobre as novidades de interface e sistema no blog oficial Building Windows 8, mas sempre uma novidade de cada vez – Windows Explorer com ribbons, boot em 8 segundos, Hyper-V… Eles nunca falam sobre o sistema como um todo. Agora será a chance de ver como o Windows 8 realmente funciona.

Windows 8 Beta: Em outubro de 2008, a Microsoft lançou o Windows 7 em versão pré-beta na conferência de desenvolvedores, antes chamada PDC. Eles liberaram o beta público só em janeiro de 2009, na feira CES em Las Vegas. E é isso que pode acontecer de novo: uma versão pré-beta hoje, e em janeiro um beta público. E, já em abril de 2012, chegaria a versão final.

Internet Explorer 10: O Windows 8 virá com o IE10, cuja versão Platform Preview 2 foi lançada em junho. A Microsoft promete integração do HTML5 para apps no Windows 8, então seria bem interessante mostrar as novidades do navegador para os desenvolvedores da BUILD. A Microsoft disse que vai lançar versões pré-beta do IE10 de 3 em 3 meses, então um novo Platform Preview deveria sair só no final do mês – mas por que não aproveitar a BUILD e adiantar isso um pouco, certo?

App store: A Microsoft confirmou indiretamente que o Windows 8 terá uma app store, mas como ela será? Que programas iremos encontrar nela? Ela será uma bela central que pode melhorar o Windows, ou apenas um amontoado de programas à la Download.com? Como a BUILD é uma conferência para desenvolvedores, é possível que a Microsoft demonstre mais esta novidade ainda hoje.

O que mais? Provavelmente veremos detalhes sobre o próximo Visual Studio, com possível foco em C++, além do Windows para servidores e novidades para o PowerShell. Bem, vamos ficar de olho é no Windows 8, e você pode conferir as novidades aqui no Gizmodo ou ao vivo neste link, no livecast da conferência. [Ars Technica]