_Tecnologia

Qual a diferença entre “atualizar”, “redefinir” e “restaurar” o computador

O computador anda lento, apresentando erros ou com vírus? Veja como resolver problemas do sistema operacional

Qual a diferença entre "atualizar", "redefinir" e "restaurar" o computador

Perdeu um arquivo importante ou começou a sentir que seu computador tá querendo te deixar na mão? Empresas de software oferecem diferentes ferramentas para consertar falhas do tipo, como as funções “atualizar”, “redefinir” e “restaurar”.

Apesar de os termos e procedimentos serem parecidos, eles têm diferenças importantes, que podem afetar diretamente o funcionamento do seu computador. Veja abaixo para que cada um deles serve.

O que é atualizar?

A atualização consiste em garantir que o computador esteja com a versão mais recente do sistema operacional e programas instalados na máquina. Geralmente, as desenvolvedoras liberam atualizações sempre que detectam erros em softwares que possam afetar o desempenho do computador ou que gerem riscos à segurança ou privacidade do usuário.

É possível configurar os sistemas para eles fazerem esse processo de atualizar de maneira automática — assim que uma nova atualização estiver disponível — ou mesmo de forma manual.

Durante o processo de atualização, todos os arquivos e programas instalados são mantidos. Porém, é importante sempre manter backups de documentos pessoais importantes, caso ocorra algum problema durante a atualização.

O que é restaurar?

A restauração serve para desfazer alterações recentes feitas no computador. Sistemas operacionais modernos — como o Windows, MacOS e Linux — contam com uma ferramenta que faz um backup de segurança semanal e automático do computador.

Caso o usuário enfrente algum problema após fazer alguma mudança de configuração, atualizar o sistema ou instalar um novo programa, é possível reverter todas as alterações feitas após a realização de um determinado backup.

Vale ressaltar que o processo não afeta arquivos pessoais, somente aplicativos e configurações do sistema.

O que é redefinir?

Ao redefinir o computador, o usuário vai remover todos os arquivos e programas e reinstalar o sistema operacional, fazendo com que o PC volte à mesma configuração de quando comprou a máquina. O processo também é chamado de “resetar”.

Ou seja, durante o procedimento, todos os arquivos, configurações e aplicativos serão deletados, exceto aqueles softwares que já vêm pré-instalados de fábrica.

Quando usar cada um

Caso o seu computador esteja lento, gastando muita bateria ou apresentando erros, a primeira coisa a fazer é verificar se o sistema e aplicativos estão atualizados com as versões mais recentes de softwares. Após a atualização, reinicie o computador para garantir que todas as modificações foram instaladas.

Se esses problemas surgiram após fazer alguma mudança importante no PC, experimente fazer a restauração do sistema para alguma data anterior e que tenha um backup disponível.

Porém, se os problemas persistirem, faça um backup dos seus arquivos pessoais e execute a redefinição do sistema operacional. A redefinição também é indicada para quando o usuário detecta vírus ou arquivos maliciosos que não podem ser removidos do computador, quando alguma atualização deu errado ou ele pretende vender o dispositivo.

Sair da versão mobile