Para se destacar em meio ao mar de ferramentas de chamadas de vídeo, o Brave Talk, recurso nativo do navegador Brave Browser, promete entregar um nível de privacidade mais elevado que o dos rivais.

O programa é conhecido por não fazer rastreamento, coleta de dados ou vincular você e outros participantes à sua videochamada.

Programado para oferecer chamadas de vídeo privadas, o Brave Talk é executado diretamente no navegador Brave. Chamadas entre até quatro pessoas são gratuitas, enquanto as chamadas premium que permitem mais pessoas e adicionam mais recursos custam US$ 7 (cerca de R$ 35) por mês.

Como funciona

Para dar início a uma chamada de vídeo usando o programa, você basicamente precisa estar utilizando o navegador Brave. Entretanto, não é obrigatório que os participantes da reunião utilizem o navegador.

Tudo o que você precisa fazer é enviar o link de acesso à chamada e pronto. O único requisito, antes de criar o link da chamada, é habilitar as “recompensas do Brave”, serviço que direciona propagandas e paga por sua atenção com o BAT (Basic Attention Token).

Como criar uma videochamada no Brave talk

1º Passo – Acesse o Brave Talk e clique em “Start free 1:1 call” (Inicie uma chamada 1:1 gratuita).

2º Passo – Ao clicar em iniciar a reunião e permitir acesso da câmera e microfone, você será direcionado a página de reunião. Basta, então, clicar em “Join meeting”.

3º Passo – Aguarde, o Brave permitirá que o anfitrião teste a câmera e microfone antes que outras pessoas entrem na chamada.

4º Passo – Copie o link criado e o envie para quem participará da videochamada.

Vale ressaltar que chamadas com mais de 4 pessoas só é possível no plano premium. Na versão paga dá para criar conversas de até 100 pessoas, além de aproveitar outros recursos no programa.

No painel do navegador, é possível usar ferramentas básicas durante a reunião — como acenar a clássica “mãozinha” para sinalizar que deseja falar algo. Mutar e desligar a câmera de todos na reunião, conversar separadamente com algum participante mesmo durante a reunião e mais alguns recursos.

Caso queira testar a versão premuim, basta iniciar um teste válido por 30 dias. Após esse período, o valor será cobrado de acordo com sua escolha de pagamento.

O navegador do Brave está disponível para Windows, macOS, Linux, iOS/iPadOS e Android.