_Smartphones

Qual smartphone tem a melhor tela?

Hoje em dia, o sistema operacional dos smartphones é um dos maiores fatores de disputa: iOS vs. Android vs. Symbian vs. Windows Phone 7 vs... Só que a experiência de software diferencia os smartphones, as especificações técnicas também pesam bastante. Então, além de oferecerem cada vez mais funções, os smartphones melhoram as que já têm - em especial, a tela. O GSMArena fez os testes para responder: qual smartphone tem a melhor tela do mercado?

Hoje em dia, o sistema operacional dos smartphones é um dos maiores fatores de disputa: iOS vs. Android vs. Symbian vs. Windows Phone 7 vs… Só que a experiência de software diferencia os smartphones, as especificações técnicas também pesam bastante. Então, além de oferecerem cada vez mais funções, os smartphones melhoram as que já têm – em especial, a tela. O GSMArena fez os testes para responder: qual smartphone tem a melhor tela do mercado?

O GSMArena testou nove smartphones, dentre eles o iPhone 4, o Nokia N8 e o Samsung Galaxy S, comparando-os em cinco aspectos: contraste, ângulo de visão, exposição ao sol, reprodução de cores e resolução. Os detalhes do teste estão no GSMArena, e a tabela abaixo mostra os resultados:

A tabela NÃO lista as telas dos smartphones da pior para a melhor. Para comparar, saiba que: Excellent > Very Good > Good > Average > Below Average, e a resolução da tela também conta (o tamanho, nem tanto).

Como se pode concluir pela tabela, as telas AMOLED e Super AMOLED são em geral melhores que telas LCD, e o Samsung Galaxy S tem a melhor tela do mercado (assim como o Samsung Wave). Logo em seguida vêm as telas do Nokia C6-01, smartphone com Symbian^3, e a Retina Display do iPhone 4: a ClearBlack Display do celular da Nokia ganha em contraste e reprodução de cores, enquanto a Retina Display sai na frente em ângulo de visão e em resolução (a maior do mercado). Logo depois, vem a tela AMOLED do Nokia N8.

Faltou comparar um aspecto das telas: elas não só exibem conteúdo como são dispositivos de entrada. Isto é, elas são touchscreens, então como elas se saem na precisão e agilidade de resposta ao toque? Quanto à precisão, já vimos um teste assim com smartphones, onde o iPhone saiu campeão. A agilidade depende também do sistema operacional do smartphone, mas seria bom testá-la também.

Claro, como dissemos no começo, a tela é apenas um de muitos fatores para a compra de um smartphone – mas uma boa tela significa uma experiência de uso melhor. Afinal, nunca tiramos os olhos dela. [GSMArena]

Sair da versão mobile