_Tecnologia

Qual termo o Brasil mais procurou no Google em 2010?

Se praticamente todo mundo usa o Google para pesquisar qualquer coisa, seja lá o que for, é de se esperar que a “retrospectiva 2010” do gigante das buscas relate com fidelidade quem foram os principais personagens do ano no Brasil. E é assim que funciona o Google Zeitgeist, agregador de bilhões de buscas. Mas se você está pensando em Dilma, Serra, Felipe Melo, Dunga ou qualquer outro nome sério, pode esquecer: de Larissa Riquelme a Luan Santana, passando por Restart e Justin Bieber, o resultado é uma bagunça bem popular.

Se praticamente todo mundo usa o Google para pesquisar qualquer coisa, seja lá o que for, é de se esperar que a “retrospectiva 2010” do gigante das buscas relate com fidelidade quem foram os principais personagens do ano no Brasil. E é assim que funciona o Google Zeitgeist, agregador de bilhões de buscas. Mas se você está pensando em Dilma, Serra, Felipe Melo, Dunga ou qualquer outro nome sério, pode esquecer: de Larissa Riquelme a Luan Santana, passando por Restart e Justin Bieber, o resultado é uma bagunça bem popular.

A lista dos dez termos emergentes mais buscados, ou seja, aqueles que não figuravam nos últimos relatórios, é encabeçada pela paraguaia Larissa Riquelme e tem dois picos bem claros de busca: na época da Copa do Mundo, quando ela surgiu ao mundo, e em setembro, quando a, digamos, modelo  posou nua para a Playboy brasileira. Já o cantor Justin Bieber foi procurado em larga escala durante o ano todo, com uma regularidade impressionante. Fecham a lista de bandas de 2010 o cantor sertanejo Luan Santana e os coloridos do Restart. Pelo menos a Lady Gaga ficou de fora, não?

Saindo dos famosos, artistas e cantores em geral, o termo mais surpreendente da lista é o formspring. Em segundo lugar, deixando Justin Bieber para trás, a tal rede social de perguntas e respostas teve um boom impressionante no Brasil, tanto em uso quanto em buscas. Destaque também para o Enem 2010, em quinto lugar, que teve picos em julho, nos dias finais da inscrição para a prova e em novembro, após o caos e a lambança que envolveram a aplicação do teste.

Entre os mais populares ad nauseum, continuam termos genéricos como “jogos”, “musicas”, “download” e até “google”. Na lista de esportes, o tênis conseguiu uma importante décima colocação, deixando para trás esportes como o vôlei, o basquete, o lacrosse, o futebol americano, o três dentro três fora, o bobinho, entre outros. E se você está arrancando os cabelos e dizendo “as eleições não aparecem em nenhum momento? Que país é esse?!”, o termo “eleições 2010” está em quarto nos dez mais populares em informação. Confira a lista completa clicando ao lado. [Google Zeitgeist]

Sair da versão mobile