Após a chegada do Snapdragon 888 em dispositivos premium, como o recém-lançado Samsung Galaxy S21, a Qualcomm está anunciando o novo chip Snapdragon 780G. Ele não tem a mesma potência do modelo topo de linha, mas a fabricante promete trazer desempenho acima da média para aparelhos intermediários.

O Snapdragon 780G é o sucessor dos chips 765G e 768G do ano passado, que estão presentes em dispositivos como o Google Pixel 5. É também uma atualização da linha de processadores móveis de gama média da Qualcomm.

O 780G é baseado em uma CPU Kryo 670 que a Qualcomm afirma ser 40% mais rápida que o 768G, com uma GPU Adreno 642 capaz de suportar telas com taxas de atualização de até 144 Hz. O 780G também é baseado em uma arquitetura de 5 nm, que faz sua estreia entre os chips da série 7 de performance intermediária da Qualcomm, e deve se traduzir em melhor eficiência de energia em toda a placa.

Além disso, o Snapdragon 780G traz um motor de inteligência artificial de 6ª geração da Qualcomm movido por um processador Hexagon 770 com um acelerador de IA fundido que, segundo a empresa, pode fornecer até 12 TOPS e dobrar o desempenho dos chips da geração anterior. Há até um novo acelerador de IA projetado para ajudar a abafar melhor o ruído de fundo quando você está em uma chamada, enquanto também consome menos energia para fazer isso.

No lado da câmera, o Spectra 570 ISP do 780G agora é capaz de capturar até três fotos simultaneamente com até 25 MP, enquanto o processador de imagem está mais bem equipado para lidar com fotos com pouca luz e também suporta 4K HDR.

Assine a newsletter do Gizmodo

O 780G vem ainda com a tecnologia FastConnect 6900 da Qualcomm para melhor suporte à conectividade sem fio, incluindo Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2 e Snapdragon Sound para áudio sem fio de 24 bits de maior qualidade.

E como praticamente todo novo chip móvel, o 780G oferece suporte para praticamente todos os padrões de 5G, com a Qualcomm alegando velocidades de pico abaixo de 6 Ghz de até 3,3 Gbps.

Ainda não foram revelados os primeiros dispositivos que receberão o novo Snapdragon 780G, mas a Qualcomm espera que o processador comece a aparecer em aparelhos intermediários antes do final do segundo trimestre de 2021.