A Qualcomm, uma das mais importantes fabricantes de processadores do mercado de smartphones, deve revelar no dia 4 de dezembro seu mais novo modelo de chip de topo de linha para celulares. O Snapdragon 8150, nome que vem sendo especulado, seria o substituto do Snapdragon 845, atual componente mais avançado da marca.

• Finalmente conseguiram construir antenas 5G que cabem em um smartphone
• Novo chip da Qualcomm, Snapdragon Wear 3100 pode revitalizar mercado de smartwatches

O lançamento oficial do componente deve acontecer na conferência anual da empresa, que vai ocorrer no começo do mês que vem, no Havaí. Os convites enviados à imprensa incluíam óculos de realidade virtual Oculus Go (rodando Snapdragon 821) que mostrava belas paisagens do arquipélago.

O nome e a data foram publicados no Twitter pela conta Ice Universe, famosa por vazar datas e informações de lançamentos.

Como relata o Ubergizmo, os rumores apontam para um chip feito com processo de 7 nm, como os modelos mais recentes da Apple (o A12 Bionic) e Huawei (o Kirin 980). O TechRadar fala em um processador de oito núcleos com uma configuração diferente do usual: um único núcleo para tarefas pesadas, três para tarefas médias e quatro para tarefas simples com maior eficiência energética.

Outro rumor recente dava a dimensão da capacidade do novo chip da Qualcomm. Em supostos testes de benchmark do AnTuTu, o Snapdragon 8150 teria batido todos os recordes, com a pontuação de 362.292 — poucos smartphones Android no mercado passam a casa dos 300 mil, e o próprio iPhone fica abaixo disso, em torno de 350 mil pontos. Agora é esperar para ver os aparelhos de 2019, que devem trazer o chip, e testar como essa pontuação se traduz em situações de uso real.

[Ubergizmo e TechRadar]