_Componentes

Snapdragon 888 Plus 5G é a versão turbinada do chip da Qualcomm para celulares premium

Primeiros smartphones com o novo processador devem chegar já no segundo semestre com opções da Motorola e Xiaomi.

Imagem: Qualcomm/Divulgação

A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira (28) durante o Mobile World Congress 2021 (MWC) mais um chipset de ponta para smartphones premium. Trata-se do Snapdragon 888 Plus 5G, versão turbinada do processador lançado em dezembro de 2020 e que chegou a alguns celulares topo de linha deste ano, entre eles o Galaxy S21 Ultra.

Basicamente, os dois ainda entregam performances surreais para aparelhos Android. Mas o modelo “Plus” mais recente traz alguns aprimoramentos: a velocidade de clock da CPU Kyro 680 subiu de 2,84 GHz para 2,995 GHz, e há um foco maior na sexta geração da inteligência artificial da Qualcomm, que está 20% mais rápida na execução de tarefas. Segundo a fabricante, o componente Hexagon 780 agora pode alcançar 32 trilhões de operações por segundo (TOPS) em funções de IA, contra 26 TOPs do Snapdragon 888 tradicional.

No mais, as principais características do modelo anterior permanecem nesta versão atualizada. Isso inclui os oito núcleos Kyro 680, dos quais quatro deles são baseados em núcleos Cortex-A55 de 1,8 GHz, três se baseiam no Cortex-A78 de 2,4 GHz e um último núcleo dedicado para tarefas ainda mais potentes, citado no parágrafo anterior. A GPU ainda é uma Adreno 660 e, como o nome sugere, o processador oferece suporte para redes 5G em ondas milimétricas (mmWave) e abaixo de 6 GHz (sub-6).

“Nossa mais recente plataforma móvel Snapdragon 888 Plus 5G ajudará a oferecer entretenimento, conectividade e experiências de jogo premium que os usuários merecem”, disse em comunicado Christopher Patrick, vice-presidente sênior e gerente geral de negócios de telefones móveis da Qualcomm Technologies.

Os primeiros smartphones equipados com o novo Snapdragon 888 Plus 5G devem chegar ao mercado já no segundo trimestre. Entre as fabricantes confirmadas que irão adotar o chipset estão Asus, Motorola, Vivo, Honor e Xiaomi.

[The Verge]

Sair da versão mobile