_Espaço

Quando começou o ano novo na Estação Espacial Internacional?

Se você está em terra firme, é óbvio quando você tem que abraçar todo mundo desejando um próspero ano novo. Mas como você sabe quando celebrar se você está atravessando fusos horários a 28.000km/h?

Se você está em terra firme, é óbvio quando você tem que abraçar todo mundo desejando um próspero ano novo. Mas como você sabe quando celebrar se você está atravessando fusos horários a 28.000km/h?

A resposta óbvia é algo do tipo: "não se escolhe só um momento! Eles comemoram a cada vez que passam por um fuso horário, em uma festa que dura o dia inteiro, com um barril de cerveja espacial".

A resposta de verdade é um pouco menos emocionante. Os astronautas da ISS acertam os relógios pelo Tempo Universal Coordenado (UTC), que é praticamente a mesma coisa que o Tempo Médio de Greenwich (GMT), só que com um nome mais legal. Isso significa que eles estavam fazendo promessas para o ano novo ao mesmo tempo que os londrinos estavam fazendo o mesmo aqui na Terra.

Mas eles ainda têm alguma diversão com os fusos horários: a equipe da ISS comemorou a virada com controladores de missão em Moscou, Rússia e em Houston, EUA quando os relógios marcaram meia-noite em cada uma dessas cidades. [Slate]

Sair da versão mobile