_Android

Quando o Ice Cream Sandwich chega a meu aparelho com Android?

Uma das perguntas mais frequentes em nosso liveblog do Ice Cream Sandwich foi: “quando eu vou receber o Ice Cream Sandwich?” Segundo Andy Rubin, chefe do Android no Google, o ICS deve chegar aos aparelhos atuais “algumas semanas depois” do Galaxy Nexus chegar ao mercado. Sabemos também que o Android 4.0 deve funcionar em qualquer aparelho […]

Uma das perguntas mais frequentes em nosso liveblog do Ice Cream Sandwich foi: “quando eu vou receber o Ice Cream Sandwich?” Segundo Andy Rubin, chefe do Android no Google, o ICS deve chegar aos aparelhos atuais “algumas semanas depois” do Galaxy Nexus chegar ao mercado. Sabemos também que o Android 4.0 deve funcionar em qualquer aparelho lançado com Gingerbread, e o Nexus S com certeza será atualizado.

O Android 4.0 será lançado mundialmente em novembro, assim como o Galaxy Nexus. E, segundo Rubin, o código-fonte do Android 4.0 deve ser lançado quando começar a atualização ICS para os aparelhos já existentes – ou seja, estamos mirando em novembro/dezembro. O código-fonte é importante porque é com ele que se fazem ROMs customizadas – a equipe do CyanogenMod já avisou que só fará o CM9 quando o código-fonte for divulgado. (O CM8 não existe, foi reservado ao Honeycomb mas seu código-fonte é fechado.)

O Nexus S recebeu garantia de atualização: Gabe Cohen e Matias Duarte, do Google, não deram prazo mas disseram que estão “trabalhando no processo para lançar o Ice Cream Sandwich para o Nexus S; teoricamente ele deve funcionar em qualquer aparelho com Android 2.3”. Imagino que ele esteja falando de aparelhos lançados com Android 2.3 ou atualizados oficialmente para Gingerbread, não que apenas rodem o sistema – meu Dext até aguenta o Gingerbread do CM7, mas não espero que ele rode o ICS muito bem. (O Nexus One pode ou não ser atualizado – não há um plano de atualização para ele ainda.)

Mas só umas dezenas de pessoas têm o Nexus One/S no Brasil. E meu Galaxy S II? E meu Atrix? E meu Optimus 3D? O Google não divulgou qualquer detalhe sobre isso, nem as fabricantes. Então acalmem-se, donos de smartphones e de Xooms/Galaxy Tabs/Eee Pads também: sua atualização oficial, se vier, deve chegar a partir de novembro – e, como lembra o Android and Me, o update pode vir só ano que vem.

Atualizações oficiais devem vir para aparelhos bem-sucedidos que rodem Android 2.3 oficial: como diz o Android and Me, “se você ainda está preso no Android 2.2 (ou anterior) ou tem um aparelho que fracassou e não recebeu muito suporte, então não tenha muita esperança”. Atualizações não-oficiais, como o CyanogenMod, devem chegar em novembro, quando sair o código-fonte do ICS. [Engadget e This is my Next]

Sair da versão mobile